As competências de avaliação psicológica são diferenciadoras no perfil do psicóloga/o, em qualquer das especialides gerais ou avançadas da Psicologia, sendo de extrema relevância a contínua atualização de conhecimentos e competências nesta área de intervenção do psicólogo, considerando a complexidade inerente ao rigor ético e científico com o qual deve ser planeado e implementado, um processo de avaliação psicológica.
Pela importância do desenvolvimento de competências em avaliação psicológica, nos estudantes e futuros profissionais de Psicologia, o ReConstruir, com a coordenação científica do Dr. José Ferreira e coordenação pedagógica da Dra. Patrícia Barros, vai promover a Especialização Avançada Pós-universitária | Avaliação Psicológica: Da Criança ao Adulto, na modalidade Livestreaming/e-learning (totalmente online). Esta formação pode revelar-se bastante útil para psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia
Objetivos da formação
No final da supramencionada Especialização Avançada, pretende-se que os formandos tenham adquirido conhecimentos e competências no âmbito da realização de processos de avaliação psicológica, aplicada a diferentes faixas etárias.
De uma forma mais específica, os formandos devem ser capazes de compreender quais as metodologias, técnicas e instrumentos psicométricos mais adequados às necessidades específicas de avaliação psicológica de cada cliente; aplicar técnicas e instrumentos de avaliação psicológica, bem cotar e interpretar os seus resultados; redigir relatórios de avaliação psicológica; compreender os principais aspetos éticos e deontológicos, relacionados com a realização de processos de avaliação psicológica.
Duração total: 300h | 84 em formato Livestreaming (aulas online) e 216h formato e-learning.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso às plataforma Zoom e Moodle do ReConstruir.
Calendarização: 30 de novembro de 2024 a 31 de maio de 2025.
Datas das aulas online (sábados 9h30 às 17h30): 30 de novembro; 14 de dezembro; 1 e 15 de fevereiro; 4 e 11 de janeiro; 1, 8 e 29 de março; 12 de abril; 3 e 17 de maio.
Nota: As aulas online serão gravadas e estarão disponíveis na pltaforma Moodle para visualização durante a especialização avançada e de forma obrigatória (nos 14 dias posteriores à data de cada aula), para os alunos que não tiverem conseguido participar nas aulas em direto.
Preço: 395 (pronto pagamento).*
450€ (opção de pagamento em 2x - 250€ na 1ª prestação paga no início da formação e 200€ na 2ª prestação paga antes do início do 6º módulo).
Destinatários: Psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia.
INSCRIÇÕES: Preencha o formulário abaixo.
CAMPANHAS PROMOCIONAIS:
Cartão de Cliente ReConstruir: 385€ (pronto pagamento obrigatório)
Pronto pagamento: 395€ (sem cartão de cliente ReConstruir)
Inscrições de grupo (3 ou mais elementos): 360€* (pronto pagamento obrigatório)
Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com os seguintes dados de todos os elementos: Nome completo; Número de cartão de cidadão; Contactos de e-mail e telefónicos; Grau de formação em Psicologia ou nível profissional (i.e., indicação se psicóloga/o ou psicóloga/o júnior).
Considerando os objetivos anteriormente descritos, cada módulo será composto pelos seguintes conteúdos:
Módulo I: Introdução à Avaliação Psicológica;
Módulo II: Avaliação Psicológica na Criança;
Módulo III: Avaliação Psicológica nas Dificuldades de Aprendizagem;
Módulo IV: Avaliação Psicológica na Perturbação do Espectro do Autismo;
Módulo V: Avaliação Psicológica na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
Módulo VI: Avaliação Psicológica no Adulto e no Idoso;
Módulo VII: Avaliação Neuropsicológica: Aspetos Gerais e Especificidades;
Módulo VIII: Avaliação Psicológica em Psicologia da Justiça: Aspetos Gerais e Especificidades;
Módulo XIX: Avaliação Psicológica com Vítimas e Agressores de Violência Doméstica;
Módulo X: Avaliação Psicológica em Psicologia do Desporto;
Módulo XI: Avaliação Psicológica na Orientação Vocacional;
Módulo XII Casos Clínicos e Projeto Final.
Descrição dos conteúdos:
Módulo I: Introdução à Avaliação Psicológica (Formadora: Dr.ª Fátima Dinis) – Início a 30 de novembro
1. Avaliação Psicológica;
1.1. Avaliação psicológica: o papel da observação e da entrevista;
1.2. O processo de Avaliação Psicológica em crianças e adolescentes;
1.3. Entrevista Clínica e Anamnese;
1.4. Avaliação psicológica de adultos: especificidades, técnicas e contextos de aplicação;
1.5. Avaliação psicológica do idoso: aspetos cognitivos e emocionais;
1.6. O uso de Instrumentos de Avaliação Psicológica;
1.6.1. Testes Psicológicos;
1.6.2. Contextos de uso dos testes psicológicos;
1.6.3. Propriedades psicométricas dos testes;
1.7. Competências e cuidados para a administração da avaliação psicológica e dos testes psicológicos;
1.8. Diretrizes Internacionais para a Utilização de Testes;
2. Relatórios de Avaliação Psicológica;
2.1. Princípios éticos e deontológicos na redação de Relatórios de Avaliação Psicológica;
2.2. Organização da informação no Relatório de Avaliação Psicológica.
Módulo II: Avaliação Psicológica na Criança (Dr.ª Marina Bernardo) – 14 de dezembro
1.1. Princípios da avaliação psicológica,
1.2. Quando realizar avaliação psicológica a crianças e adolescentes;
1.3. Especificidades da avaliação psicológica da criança e do adolescente;
1.4. Questões éticas da avaliação psicológica com crianças e adolescentes;
1.5. Etapas da avaliação psicológica junto de crianças e adolescentes;
1.5.1. Primeira sessão: anamnese e entrevista clínica;
1.5.2. Sessões subsequentes;
1.5.3. Relatório de avaliação psicológica;
1.5.4. Devolução de resultados;
1.6. Avaliação psicológica junto dos contextos;
1.6.1. Família;
1.6.2. Escola;
1.6.3. Outros contextos;
1.7. Metodologias de avaliação psicológica com
crianças e adolescentes;
1.7.1. Observação;
1.7.2. Entrevista;
1.7.3. Instrumentos padronizados.
Módulo III: Avaliação Psicológica nas Dificuldades de Aprendizagem (Dr.ª Diana Santos de Sousa) – 4 de janeiro
1.1. Quadros clínicos associados às dificuldades de aprendizagem;
1.1.1. Perturbação do desenvolvimento intelectual;
1.1.2. Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção;
1.1.3. Perturbação de aprendizagem específica (Dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia);
1.2. Avaliação;
1.2.1. Avaliação cognitiva - Escala de Inteligência de Weschler para Crianças (WISC-III);
1.2.2. Avaliação neuropsicológica – instrumentos de avaliação das funções executivas;
1.2.2.1. BRIEF;
1.2.2.2. BANC;
1.2.3. Avaliação da leitura;
1.2.4. Avaliação da escrita;
1.2.4.1. Erros ortográficos fonológicos;
1.2.4.2. Erros ortográficos não fonológicos;
1.3. Análise de casos práticos.
Módulo IV: Avaliação Psicológica na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (Dr.ª Marina Bernardo) – 11 de janeiro
1.1. Importância da avaliação psicológica na PHDA;
1.2. Avaliação psicológica junto de crianças e adolescentes: procedimentos;
1.2.1. Anamnese e entrevista inicial;
1.2.2. Entrevista com crianças e adolescentes;
1.2.3. Observação;
1.2.4. Instrumentos de avaliação psicológica;
1.2.4.1. Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III);
1.2.4.2. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven;
1.2.4.3. D2 – Teste de Atenção;
1.2.4.4. Teste de Perceção de Diferenças (T.P.D.);
1.2.4.5. Teste de Toulouse-Pierron;
1.2.4.6. Teste de Zazzo;
1.2.4.7. Torre de Hanoi;
1.2.4.8. Figura Complexa de Rey;
1.2.4.9. BANC;
1.2.4.10. Provas projetivas;
1.3. Avaliação junto dos contextos;
1.3.1.1. Escola;
1.3.1.2. Família;
1.3.1.3. Instrumentos de avaliação psicológica para os contextos;
1.3.1.3.1. Escalas de Avaliação de Conners;
1.3.1.3.2 . Escalas de Achenbach;
1.3.1.3.3. EDAH – Escala de Avaliação do Défice de Atenção com Hiperatividade;
1.3.1.3.4. SDQ – Questionário de Capacidade e de Dificuldade;
1.4. Avaliações complementares;
1.5. Critérios de diagnóstico da PHDA;
1.6. Relatório de avaliação psicológica;
1.7. Caso(s) prático(s).
Módulo V: Avaliação Psicológica na Perturbação do Espectro do Autismo (Dr.ª Diana Santos de Sousa) – 1 de fevereiro
1.1. Critérios de diagnóstico;
1.2. Graus de severidade;
1.3. Teorias explicativas;
1.4. Perfil social, comportamental, linguístico e sensorial de indivíduos com perturbação do espectro do autismo;
1.5. Avaliação;
1.5.1. Anamnese;
1.5.2. Observação clínica;
1.5.3. Instrumentos de avaliação;
1.5.3.1. M-CHAT;
1.5.3.2. Childhood Autismo Rating Scale;
1.5.3.3. ADI-R;
1.5.3.4. ADOS;
1.6. Análise de casos práticos.
Módulo VI: Avaliação Psicológica no Adulto e no Idoso (Dr.ª Rute Rocha) – 15 de fevereiro
1.1. Importância da avaliação psicológica em adultos e idosos;
1.2. Contextos clínicos, sociais e comunitários onde a avaliação é relevante;
2. Principais situações de aplicação;
2.1 Adultos:
Avaliação de perturbações mentais (depressão, ansiedade, perturbação bipolar)
Avaliação neuropsicológica em casos de lesões cerebrais, demências ou outras condições neurológicas.
Orientação vocacional e profissional.
Avaliação para intervenções terapêuticas (psicoterapia, coaching).
2.2. Idosos:
Avaliação de demência e declínio cognitivo;
Avaliação do impacto psicológico de doenças crónicas;
Intervenção em contextos de cuidados paliativos e saúde mental;
Avaliação para programas de envelhecimento ativo e bem-estar,
3. Etapas do Processo de Avaliação Psicológica
3.1. Entrevista Inicial: Objetivos da entrevista; Construção do rapport
3.2. Avaliação: Métodos qualitativos (entrevistas, observações); Métodos quantitativos (testes psicométricos, questionários);
3.3. Análise e Interpretação: Integração de dados qualitativos e quantitativos; Consideração de fatores contextuais e individuais;
3.4. Devolutiva: Comunicação dos resultados ao cliente; Planeamento de intervenções com base na avaliação;
4. Metodologias e Instrumentos Psicométricos;
4.1. Instrumentos de avaliação psicológica e emocionais:
Psicopatologia (BSI, inventário neuropsiquiátrico);
Depressão (BDI-II, GDS, Escala de depressão de Hamilton, Escala de depressão de Cornel);
Ansiedade (Escala de ansiedade de Hamilton, GAY, Escala de Ansiedade de Beck);
Perturbação bipolar (Hypomania Checklist-32, Young Mania Rating Scale, Escala de Recuperação da Perturbação Bipolar);
Personalidade (NEO-PI-R);
Delírio (Confusion Assessment Method);
4.2.Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica:
Testes de rastreio cognitivo (MMSE, MoCA, 6-CIT);
Avaliação do funcionamento executivo (ADEXI, STROOP, TMT A e B, Torre de Hanoi, WCST);
Avaliação da memória e aprendizagem (HVLT, AVLT, Queixas subjetivas de memória);
Avaliação da linguagem (Teste de fluência verbal (PMR+ Animais, BANC, Boston Naming Test);
Avaliação da atenção (D2);
Avaliação da capacidade visuoconstrutiva e visuopercetiva (Figura Complexa de Rey);
WAIS- III;
4.3. Outros Instrumentos:
- Entrevistas estruturadas e semi-estruturadas (Ex: SCID);
- Avaliações funcionais (índice de Barthel, escala de atividades instrumentais de vida diária);
- Avaliação do impacto na saúde mental da doença crónica (Questionário de avaliação do sofrimento em adultos com doenças crónicas altamente incapacitantes, Índice de Bem-Estar Pessoal (IBP), Escala de Conforto Holístico – Doentes Crónicos (HCQ-PT-DC), - Lista de itens para avaliação da dor em pessoas idosas com capacidade limitada na comunicação (PACSLACPT));
- Avaliação em cuidados paliativos (Consciousnes level scale for palliative care, Escala de Resultado em Cuidados Paliativos (POS-S), Palliative Performance Scale (PPS));
5. Elaboração de Relatórios de Avaliação:
Estrutura do relatório:
Identificação do cliente;
Objetivos da avaliação;
Metodologia utilizada;
Resultados e interpretação;
Recomendações;
Importância da clareza e objetividade,
Comunicação dos resultados para diferentes audiências (profissionais de saúde, familiares, etc.);
6. Questões Éticas e Deontológicas
Código deontológico OPP;
A importância da ética na atividade profissional;
Confidencialidade;
Consentimento Informado;
Imparcialidade e Objetividade;
Responsabilidade Profissional.
Módulo VII: Avaliação Neuropsicológica: Aspetos Gerais e Especificidades (Dr.ª Rute Rocha) – 1 de março
1. Introdução à Avaliação Neuropsicológica;
1.1. Definição e Objetivos da Avaliação Neuropsicológica;
1.2. Breve História e Evolução da Neuropsicologia;
1.3. Importância da Avaliação Neuropsicológica no Contexto Clínico;
1.4. Diferenciação entre Avaliação Neuropsicológica e Avaliação Psicológica:
2. Neuropsicologia do Adulto e do Idoso;
2.1. Características Neuropsicológicas do Adulto;
2.2. Características Neuropsicológicas do Idoso;
2.3. Alterações Neurocognitivas ao Longo do Ciclo de Vida;
2.4. Principais Desafios na Avaliação do Adulto;
2.5. Principais Desafios na Avaliação do Idoso;
2.6. Diferenciação entre o Envelhecimento Normativo e Patológico;
3. Alterações Neuropsicológicas Comuns no Adulto;
3.1. Traumatismos Crânio-Encefálicos;
3.2. Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC);
3.3. Alterações Cognitivas Relacionadas com perturbações mentais (Depressão, Ansiedade);
3.4. Alterações Cognitivas em Doenças Neurodegenerativas Precoce (Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson);
4. Alterações Neuropsicológicas Comuns no Idoso;
4.1. Doenças Neurodegenerativas (Demências, Doença de Alzheimer, Demência Vascular);
4.2. Perda Cognitiva e Envelhecimento Cognitivo Normativo;
4.3. Alterações na Memória e nas Funções Executivas;
4.4. Depressão e a sua Relação com o Declínio Cognitivo no Idoso;
4.5. Comorbilidades e Impacto no Desempenho Cognitivo;
5. Metodologias de Avaliação Neuropsicológica;
5.1. Abordagem Clínica e Comportamental;
5.2. Abordagens Quantitativas vs. Qualitativas;
5.3. Avaliação Baseada em Entrevistas Clínicas;
5.4. Observação Comportamental e Funcional;
5.5. Métodos Computadorizados e Testes Automatizados;
6. Principais Instrumentos Psicométricos de Avaliação Neuropsicológica;
6.1. Testes Cognitivos Gerais;
6.1.1. Mini-Mental State Examination (MMSE);
6.1.2. Montreal Cognitive Assessment (MoCA);
6.2. Avaliação da Memória;
6.2.1. Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey;
6.2.2. Wechsler Memory Scale (WMS);
6.3. Avaliação das Funções Executivas;
6.3.1. Trail Making Test (TMT);
6.3.2. Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST);
6.4. Avaliação da Atenção e Concentração;
6.4.1. Teste de Cancelamento de Dígitos;
6.4.2. Continuous Performance Test (CPT);
6.5. Avaliação da Linguagem;
6.5.1. Boston Naming Test;
6.5.2. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC);
6.6. Avaliação das Funções Visuoespaciais e Visuoconstrutivas;
6.6.1. Teste da Figura Complexa de Rey-Osterrieth;
6.6.2. Testes de Cópia de Desenhos.
Módulo VIII: Avaliação Psicológica em Psicologia da Justiça: Aspetos Gerais (Dr.ª Joana Garfejo) – 8 de março
1. Avaliação psicológica em psicologia da justiça: aspetos gerais;
1.1. Psicologia da justiça;
1.1.1. Enquadramento geral;
1.1.2. Funções do Psicólogo;
1.1.3. Questões éticas e deontológicas;
1.2. Especificidades da avaliação psicológica em contexto forense;
1.2.1. Enquadramento legal – a perícia psicológica como meio de prova;
1.2.2. Processo e métodos de avaliação;
1.2.2.1. Entrevista clínica;
1.2.2.2. Avaliação instrumental – exemplos de provas;
1.2.2.2.1. Avaliação cognitiva (ex. Matrizes Progressivas de Raven);
1.2.2.2.2. Avaliação de sintomatologia (ex. BSI – Inventário de sintomas Psicopatológicos);
1.2.2.2.3. Avaliação da personalidade (ex. NEO PI-R – Inventário de Personalidade revisto);
1.2.2.2.4. Avaliação das dinâmicas familiares (ex. SANI – Sinalização do Ambiente Natural Infantil);
1.2.2.2.5. Avaliação de dinâmicas relacionadas com o abuso sexual (ex. ECAS -Escala de Crenças sobre Abuso Sexual);
1.2.2.2.6. Avaliação do risco de violência (ex. HCR-20 – Avaliação Histórica Clínica e de Gestão do Risco);
1.3. Relatório Pericial;
1.3.1. Resposta a quesitos judiciais;
1.3.2. Estrutura do relatório.
Módulo XIX: Avaliação Psicológica com Vítimas e Agressores de Violência Doméstica (Dr.ª Joana Garfejo) – 29 de março
1.1. Avaliação psicológica da vítima;
1.1.1. Avaliação psicológica da vítima criança ou jovem (ex. ASEBA – Sistema de Avaliação Empiricamente Validado);
1.1.1.1. Avaliação do nível de desenvolvimento e se este é compatível com a idade cronológica (ex. WISC-III – escala de inteligência para crianças);
1.1.1.2. Avaliação da credibilidade (ex. Indicadores de sugestionabilidade, dissimulação);
1.1.1.3. Avaliação do impacto traumático (ex. CDI – Inventário de Depressão Infantil);
1.1.2. Avaliação psicológica da pessoa adulta;
1.1.2.1. Avaliação do risco de revitimização (ex. Ficha RVD - Avaliação de risco para situações de violência doméstica);
1.1.2.2. Avaliação do dano psicológico (ex. BDI);
1.2. Avaliação psicológica da pessoa agressora;
1.2.1. Avaliação do risco de reincidência (ex. SARA);
1.2.2. Avaliação do funcionamento psicológico e personalidade (ex. Escala de Psicopatia de Hare – Versão revista - PCL-R);
1.2.3. Avaliação de eventual impacto no exercício das competências parentais (ex. IPE - Inventário de Praticas Educativas);
1.3 Caso Prático.
Módulo X: Avaliação Psicológica em Psicologia do Desporto (Dr. Pedro Assis) – 12 de abril
História da Psicologia do Desporto em Portugal;
Referenciais da OPP para a Psicologia do desporto:
O psicólogo do desporto;
Os diversos contextos de atuação.
Observação comportamental:
Do treinador;
Do atleta;
Da equipa;
Instrumentos utilizados:
Escalas de Avaliação do Desempenho (Performance Assessment Scales), que permitem quantificar comportamentos e desempenho em diversas áreas, como habilidades técnicas, motivações e atitudes dos atletas (McPherson & Thomas, 1989); Observação Estruturada (Structured Observation) é um método que envolve a observação sistemática de comportamentos durante o treino ou competição, permitindo uma análise objetiva (Williams & Krane, 2001); Questionários e Inventários de Autoavaliação são preenchidos pelos atletas e treinadores para se autoavaliarem em relação a diferentes habilidades e atitudes psicológicas e comportamentais (Vealey, 1986); Diários de Treino (Training Diaries) são ferramentas (também conhecidos como diários de bordo ou journaling) onde atletas e treinadores registam experiências, emoções e impactos no desempenho, permitindo uma reflexão sobre o treino e as competições (Anderson & Williams, 1988); Método de Análise Comportamental (Behavioral Analysis Method) é um instrumento que envolve a decomposição de comportamentos e a permite uma maior perceção de como esses comportamentos afetam o desempenho (Jones & Hardy, 1990); Feedback 360 Graus (360-Degree Feedback) é um sistema de avaliação que coleta feedback de diferentes fontes, incluindo colegas, treinadores e os próprios atletas, proporcionando uma visão abrangente do desempenho e comportamento (Smith & Smoll, 1990); CBAS (Cognitive Behavioral Assessment System), é uma ferramenta projetada para avaliar aspetos relacionados ao desempenho psicológico e comportamental de atletas e treinadores (Eys, Carron & Hardcastle, 2006).
Avaliação comportamental:
Do treinador;
Do atleta;
Da equipa:
Instrumentos utilizados:
Avaliação da Liderança - Questionário de Estilos de Liderança no Esporte (LEQ - Leadership in Exercise and Sport Questionnaire), avalia os estilos de liderança de treinadores e como estes impactam o desempenho e a satisfação dos atletas (Chelladurai & Saleh, 1980);
Avaliação da Ansiedade - Escala de Ansiedade Traço-Estado (STAI - State-Trait Anxiety Inventory), uma das medidas mais utilizadas para avaliar a ansiedade em situações desportivas, distinguindo entre ansiedade de estado e ansiedade de traço (Spielberger, 1983);
Perfil Psicológico - Perfil Psicológico do Atleta (PPA - Profile of Mood States), que avalia o estado de humor dos atletas e como este pode afetar o desempenho (McNair, Lorr, & Droppleman, 1971) e o Inventário de Personalidade dos Atletas (API - Athlete Personality Inventory), que avalia traços de personalidade frequentemente associados ao desempenho atlético (Williams, 1985);
Perfil Motivacional - Escala de Motivação no Desporto (SMS - Sport Motivation Scale) avalia diferentes tipos de motivação que os atletas podem ter em relação ao desporto, incluindo motivação intrínseca, extrínseca e amotivação (Pelletier, Fortier, Vallerand & Briere, 2001);
Relações Grupais - Escala de Coesão de Grupo (GCS - Group Cohesion Scale), instrumento que visa medir a coesão e as dinâmicas de grupo entre os membros de uma equipa (Carron, Widmeyer & Brawley, 1985) e o Inventário de Relações de Grupo no Sport (GRX - Group Relations Inventory), que avalia a qualidade das relações interpessoais e o clima social dentro da equipa (Eys, Hardcastle & Carron, 2007).
Intervenção em Psicologia do Desporto:
Treino Mental e Visualização - este modelo envolve técnicas de visualização e imaginação mental para ajudar atletas (e treinadores) a melhorar as suas habilidades e a prepararem-se de forma mais eficaz para competições (Cumming & Williams, 2012);
Técnicas de Respiração e Relaxamento - por exemplo, a respiração diafragmática e o relaxamento muscular progressivo, são utilizadas para reduzir a ansiedade e melhorar a concentração (Fletcher & Hanton, 2001);
Psicologia Positiva - este modelo foca-se no desenvolvimento de características positivas, como a confiança e a resiliência, procurando promover o potencial máximo do atleta e do treinador (Gardner & Moore, 2006);
Modelos de Prevenção e Intervenção em Lesões - a psicologia do desporto também se concentra em ajudar atletas a lidar com lesões e a recuperação psicológica após traumas físicos (Brewer, 2007);
Intervenções Cognitivo-Comportamentais - este modelo utiliza estratégias de terapia cognitivo-comportamental para ajudar atletas e treinadores a superar pensamentos negativos e aumentar o foco e a motivação (Weinberg & Gould, 2003);
Programa de Treino de Competências Psicológicas foi amplamente desenvolvido por Singer (2003), tem como objetivo ensinar aos atletas e treinadores habilidades psicológicas que podem melhorar o desempenho e o bem-estar geral e incluem a atenção, a concentração, a visualização, a autorregulação emocional ou a gestão do stress. O programa é estruturado para ser implementado de forma sistemática, com sessões que focam no desenvolvimento gradual das competências psicológicas essenciais.
Módulo XI: Avaliação Psicológica na Orientação Vocacional (Dr. Pedro Assis) – 3 de maio
História da Orientação Vocacional em Portugal;
Referenciais da OPP para o Psicólogo da Educação:
O psicólogo escolar;
Apoio Psicológico e Psicopedagógico;
Sistema de Relações da Comunidade Educativa;
Orientação de Carreira.
Sistema de Ensino Português;
Níveis de qualificação;
Sistema de Ensino;
Critérios de Avaliação e Acesso ao Ensino Superior.
Processo de Orientação Vocacional:
Entrevista e Genograma - identificação pessoal e familiar, história e desempenho escolar, história desenvolvimental, interesses profissionais, tempos livres, etc. O genograma tem como objetivo identificar possíveis modelos familiares que possam influenciar as percepções vocacionais do jovem, através dos questionários "A minha carreira" (Stead & Watson, 1991) e "A minha situação vocacional - MVS" (Holland);
Mitos e Crenças;
Valores Profissionais - identificação de objetivos e atividades específicas, através de instrumentos como o IVP (Donald Super), Inventário de Valores de Harrington e O'Shea e o COPES (Knapp & Knapp);
Avaliação dos Interesses - através de instrumentos como o IPP (Maria Victoria de la Cruz), SDS (Holland), ECO (Lígia Leitão), CIPSA (Seara & Andrade), COPS (Knapp e Knapp) e QIV (Kuder).
Personalidade Vocacional - utilização do IVP e do IVI, ambos de Leonard Gordon;
Avaliação das Aptidões - para esta avaliação pode usar-se a WISC, as Matrizes Progressivas de Raven, a BPRD, a PMA, a D-70 e a D-48, entre outras;
Exploração Vocacional - esta fase passa pela identificação e avaliação, realizada pelo cliente, de alternativas vocacionais, onde são convidados a confrontar-se em função dos objetivos vocacionais - pode passar por visitas a locais de trabalho, debates junto de profissionais, entrevistas, visitas a jornadas de OV (MOSTRA UP, por exemplo), feiras de OV nas escolas, etc.;
Tomada de Decisão.
Módulo XII Casos Clínicos e Projeto Final (Dr.ª Fátima Dinis) – 17 de maio
1. Caso clínico 1 – Depressão na Criança;
2. Caso clínico 2 – Hiperatividade e Défice de Atenção vs Ansiedade na Criança;
3. Caso clínico 3 – Ansiedade no Adulto;
4. Caso clínico 4 – Depressão no Idoso;
5. Apresentação de um caso clínico para a realização do projeto final; que consistirá na elaboração de um relatório de avaliação psicológica com dados da realização de uma entrevista clínica e aplicação de alguns instrumentos psicométricos adequados para o caso clínico apresentado.
Duração total: 300h | 84 em formato Livestreaming (aulas online) e 216h formato e-learning.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso às plataforma Zoom e Moodle do ReConstruir.
Calendarização: 30 de novembro a 31 de maio de 2024.
Datas das aulas online (sábados 9h30 às 17h30): 30 de novembro; 14 de dezembro; 4 e 11 de janeiro; 1, 8 e 29 de março; 12 de abril; 3 e 17 de maio.
Nota: As aulas online serão gravadas e estarão disponíveis na pltaforma Moodle para visualização durante a especialização avançada e de forma obrigatória (nos 14 dias posteriores à data de cada aula), para os alunos que não tiverem conseguido participar nas aulas em direto.
Destinatários: Psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia.
CAMPANHAS PROMOCIONAIS:
Cartão de Cliente ReConstruir: 385€ (pronto pagamento obrigatório)
Pronto pagamento: 395€ (sem cartão de cliente ReConstruir)
Inscrições de grupo (3 ou mais elementos): 360€* (pronto pagamento obrigatório)
Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com os seguintes dados de todos os elementos: Nome completo; Número de cartão de cidadão; Contactos de e-mail e telefónicos; Grau de formação em Psicologia ou nível profissional (i.e., indicação se psicóloga/o ou psicóloga/o júnior).
Corpo Docente:
Dr.ª Diana Santos de Sousa
Psicóloga, especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Dr.ª Fátima Dinis
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Pós-Graduação em Intervenção Clínica em Psicogerontologia; Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento e Pós-Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação, pelo INSPSIC (Instituto Português de Psicologia). Certificação em Psicologia Positiva pela Dra. Sofia Bauer. Certificação: Agentes Ativos da Felicidade - Psicoterapia Trajetória de Vida. Terapeuta com mais de 20 anos de experiência e com 15 anos de prática com a Hipnoterapia Clínica.
Dr.ª Joana Garfejo
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da saúde, mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça, a finalizar a especialização em Psicoterapias Cognitivo-comportamentais, com mais de uma década de experiência na avaliação e intervenção psicológica na área da Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça, nomeadamente com vítimas de crime (crianças, jovens e adultos), jovens ofensores sexuais e agressores conjugais.
Dr.ª Marina Bernardo
Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação. Prática em avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, nomeadamente como psicóloga na Associação de Apoio à Criança Hiperativa. Experiência na área da formação, bem como na dinamização de grupos de crianças com o objetivo de desenvolver as suas competências emocionais e sociais.
Dr. Pedro Assis
Psicólogo do desporto no Futebol Clube do Porto (atualmente na equipa de Sub17 do Futebol de Formação); Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e com especialidade avançada em Psicologia do Desporto; Formador de diversos Cursos de Treinador de Futebol e Futsal; Formador da Federação Portuguesa de Natação e da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA); Certificado em Psicologia do Desporto para o Desenvolvimento de Atletas (FC Barcelona Innovation HUB); Certificado em Psicologia do Desporto de Alto Desempenho (FC Barcelona Innovation HUB).
Dr.ª Rute Rocha
Psicóloga, especialista em Psicoligia Clínica e da Saúde e com Especialidade Avançada em Neuropsicologia Clínica. Doutoranda em Psicologia Aplicada: Saúde e bem-estar na Universidade Lusíada do Porto. Pósgraduada em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Neuropsicológica no INSPSIC. Tem como experiência profissional vários anos de prática clínica com adultos e idosos institucionalizados. Esteve na direção técnica de uma IPSS, que atua na área do envelhecimento. Investigadora em Psicologia no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, na Universidade Lusíada do Porto. É autora e coautora de artigos científicos publicados em revistas internacionais com elevado fator de impacto. Esteve envolvida na organização de vários eventos científicos. Participou em congressos e simpósios nacionais e internacionais, nomeadamente no IV Congresso Ibero-Americano de Neuropsicologia.
Coordenação Científica:
Dr. José Ferreira
Diretor clínico e gestor de formação do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com mais de 10 anos de experiência. Pós-graduado em Gestão e Coordenação de Formação e com Especialização Avançada Põs-universitária em Terapia de Casal; Orientador de estágios curriculares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do porto; Orientador de psicólogos júnior, no acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses; Experiência profissional na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Coordenação Pedagógica:
Dr.ª Patrícia Barros
Coordenadora Pedagógica do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com mais de 10 anos de experiência; Pós-graduada em Gestão e Coordenação da formação; Experiência Clínica com casos de diferentes faixas etárias, mas com maior incidência na avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Para participar nesta formação, preencha o formulário que se encontra abaixo, indicando os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos, irão receber até dia 29 de novembro as credenciais de acesso à plataforma online, onde serão disponibilizados os conteúdos da formação. Os links de acesso às aulas online serão disponibilizados ao longo da formação, até ao dia anterior à data de realização de cada sessão em livestreaming.
Inscrições até 27 de novembro (inclusive).
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado de formação profissional, com as classificações obtidas na avaliação dos diferentes módulos.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
395€