A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada por dificuldades ao nível da comunicação e relacionamento interpessoal, bem como ao nível comportamental, tendo diferentes graus de severidade.
As crianças e jovens com esta problemática manifestam características específicas, que devem ser identificadas precocemente, para que as dificuldades sejam atenuadas, tanto quanto possível. A intervenção deve ser efetuada, recorrendo a estratégias específicas, tendo em conta as características inerentes a cada criança/jovem.
Um compreensão abrangente e multidisciplinar da problemática, são fundamentais para o sucesso da intervenção.
Pela importância do desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente da Perturbação do Espectro do Autismo, bem como de competências de avaliação e intervenção na problemática, em profissionais de diferentes áreas de intervenção, o ReConstruir, com a coordenação científica do Dr. José Ferreira e coordenação pedagógica da Dra. Patrícia Barros, vai promover a Especialização Avançada Pós-universitária | Perturbação do Espectro do Autismo: Avaliação e Intervenção, na modalidade Livestreaming/e learning (totalmente online). Esta formação pode revelar-se bastante útil para psicólogas/os júniores, psicólogas/os, peudopsiquiatras e psiquiatras, licenciados, mestres, doutorados, finalistas da Licenciatura ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, nas áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Ciências da Educação.
Objetivos da formação
No final da supramencionada Especialização Avançada, pretende-se que os formandos tenham adquirido conhecimentos e competências no âmbito da avaliação e intervenção multidisciplinar na Perturbação do Espectro do Autismo.
De uma forma mais específica, os formandos devem ser capazes de:
- Compreender a contextualização teórica e científica da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA);
- Compreender as especificidades da PEA na criança e no adulto;
- Conhecer os principais instrumentos de rastreio e avaliação da PEA;
- Compreender os principais modelos de intervenção psicológica na PEA;
- Identificar as dificuldades de aprendizagem associadas e compreender como adaptar planos educativos;
- Conhecer as especificidades da intervenção neuropsicológica na PEA;
- Reconhecer o papel do terapeuta da fala na intervenção na PEA;
- Compreender os principais aspetos da intervenção de um terapeuta ocupacional na PEA;
- Reconhecer a importância da integração sensorial na PEA;
- Compreender a importância da prática desportiva na PEA;
Duração total: 300h | 84 em formato Livestreaming (aulas online) e 216h formato e-learning.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso às plataforma Zoom e Moodle do ReConstruir.
Calendarização: 1 de fevereiro a 28 de junho de 2025.
Datas das aulas online (sábados 9h30 às 17h30): 1, 8 e 22 de fevereiro; 8 e 22 de março; 5 e 19 de abril; 3, 17 e 31 de maio; 14 e 28 de ju
Nota: As aulas online serão gravadas e estarão disponíveis na pltaforma Moodle para visualização durante a especialização avançada e de forma obrigatória (nos 14 dias posteriores à data de cada aula), para os alunos que não tiverem conseguido participar nas aulas em direto.
Preço: 395 (pronto pagamento).* 450€ (opção de pagamento em 2x - 250€ na 1ª prestação paga no início da formação e 200€ na 2ª prestação paga antes do início do 6º módulo).
Destinatários: Psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia.
CAMPANHAS PROMOCIONAIS:
Cartão de Cliente ReConstruir: 385€ (pronto pagamento obrigatório)
Pronto pagamento: 395€ (sem cartão de cliente ReConstruir)
Inscrições de grupo (3 ou mais elementos): 360€* (pronto pagamento obrigatório)
Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com os seguintes dados de todos os elementos: Nome completo; Número de cartão de cidadão; Contactos de e-mail e telefónicos; Grau de formação em Psicologia ou nível profissional (i.e., indicação se psicóloga/o ou psicóloga/o júnior).
Corpo Docente:
Dr.ª Diana Santos de Sousa
Psicóloga, especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Formação em DIR Floortime. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Dr.ª Cláudia Santos
Terapeuta da Fala, Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Porto. Pós-graduada Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP. A exercer funções enquanto terapeuta da fala em contexto clínico e em contexto domiciliário, trabalhando diariamente com diversas crianças, nomeadamente com Perturbação do Espectro do Autismo, adolescentes e adultos, desde a primeira infância à população idosa, e em articulação com pais, docentes e técnicos especializados.
Dr.ª Olívia Santos
Terapeuta Ocupacional Pediátrica, Pós graduada em Integração Sensorial pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Pós Graduada Neurodesenvolvimento em Pediatria pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Especializada em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espetro do Autismo, Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Neuropsicologia Pediátrica; Experiência de avaliação e intervenção em contexto hospitalar, clínico, educativo e domiciliar, principalmete em casos de Perturbação do Espectro do Autismo. .
Dr.ª Marina Bernardo
Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação. Prática em avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, nomeadamente como psicóloga na Associação de Apoio à Criança Hiperativa. Experiência na área da formação, bem como na dinamização de grupos de crianças com o objetivo de desenvolver as suas competências emocionais e sociais.
Dr. Pedro Assis
Psicólogo do desporto no Futebol Clube do Porto (atualmente na equipa de Sub17 do Futebol de Formação); Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e com especialidade avançada em Psicologia do Desporto; Formador de diversos Cursos de Treinador de Futebol e Futsal; Formador da Federação Portuguesa de Natação e da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA); Certificado em Psicologia do Desporto para o Desenvolvimento de Atletas (FC Barcelona Innovation HUB); Certificado em Psicologia do Desporto de Alto Desempenho (FC Barcelona Innovation HUB).
Dr.ª Rute Rocha
Psicóloga, especialista em Psicoligia Clínica e da Saúde e com Especialidade Avançada em Neuropsicologia Clínica. Doutoranda em Psicologia Aplicada: Saúde e bem-estar na Universidade Lusíada do Porto. Pósgraduada em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Neuropsicológica no INSPSIC. Tem como experiência profissional vários anos de prática clínica com adultos e idosos institucionalizados. Esteve na direção técnica de uma IPSS, que atua na área do envelhecimento. Investigadora em Psicologia no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, na Universidade Lusíada do Porto. É autora e coautora de artigos científicos publicados em revistas internacionais com elevado fator de impacto. Esteve envolvida na organização de vários eventos científicos. Participou em congressos e simpósios nacionais e internacionais, nomeadamente no IV Congresso Ibero-Americano de Neuropsicologia.
Coordenação Científica:
Dr. José Ferreira
Diretor clínico e gestor de formação do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com mais de 10 anos de experiência. Pós-graduado em Gestão e Coordenação de Formação e com Especialização Avançada Põs-universitária em Terapia de Casal; Orientador de estágios curriculares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do porto; Orientador de psicólogos júnior, no acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses; Experiência profissional na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Coordenação Pedagógica:
Dr.ª Patrícia Barros
Coordenadora Pedagógica do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com mais de 10 anos de experiência; Pós-graduada em Gestão e Coordenação da formação; Experiência Clínica com casos de diferentes faixas etárias, mas com maior incidência na avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Para participar nesta formação, preencha o formulário que se encontra abaixo, indicando os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos, irão receber até dia 31 de janeiro as credenciais de acesso à plataforma online, onde serão disponibilizados os conteúdos da formação. Os links de acesso às aulas online serão disponibilizados ao longo da formação, até ao dia anterior à data de realização de cada sessão em livestreaming.
Inscrições até 30 de janeiro de 2025 (inclusive).
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado de formação profissional, com as classificações obtidas na avaliação dos diferentes módulos.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
Considerando os objetivos anteriormente descritos, cada módulo será composto pelos seguintes conteúdos:
Módulo I: Perturbação do Espectro do Autismo: Contextualização;
Módulo II: Perturbação do Espectro do Autismo na Criança e Adolescente;
Módulo III: Perturbação do Espectro do Autismo no Adulto;
Módulo IV: Avaliação Psicológica na Perturbação do Espectro do Autismo;
Módulo V: Intervenção Psicológica na Perturbação do Espectro do Autismo;
Módulo VI: Dificuldades de Aprendizagem e Planos Educativos;
Módulo VII: A Neuropsicologia e a Intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo;
Módulo VIII: A Terapia da Fala: Avaliação e Intervenção;
Módulo XIX: A Terapia Ocupacional: Avaliação e Intervenção;
Módulo X: Integração Sensorial na Perturbação do Espectro do Autismo;
Módulo XI: Perturbação do Espectro do Autismo e PráticaDesportiva;
Módulo XII Casos Clínicos e Projeto Final.
Descrição dos conteúdos: Módulo I: Perturbação do Espectro do Autismo: Contextualização (Dr.ª Marina Bernardo) – 1 de fevereiro
1. Enquadramento histórico;
2. Definição da problemática;
3. Primeiros sinais de alerta;
4. Características clínicas;
5. Critérios de Diagnóstico segundo o DSM-5-TR;
6. Impacto da Perturbação do Espectro do Autismo nos diferentes contextos de vida;
7. Etiologia;
8. Prevalência;
9. Comorbilidades mais frequentes.
Módulo II: Perturbação do Espectro do Autismo na Criança e Adolescente (Dr.ª Diana Sousa) – 8 de fevereiro
1. Breve abordagem histórica à concetualização da PEA na Criança e Adolescente;
2. Impacto da PEA no desenvolvimento da criança;
3. A PEA na adolescência;
4. Principais modelos teóricos explicativos;
5. Sinais de alerta na criança;
6. Implicações psicossociais da PEA na criança e adolescente;
7. Impacto do diagnóstico na família;
8: Discussão de casos práticos.
Módulo III: Perturbação do Espectro do Autismo no Adulto (Dr.ª Rute Rocha) – 22 de fevereiro
1. Introdução ao Espectro do Autismo no adulto
1.1. Diagnóstico e prevalência em adultos;
1.2. Etiologia e fatores de risco;
1.3. Diferenças entre o autismo infantil e adulto;
1.4. Evolução do conhecimento sobre a perturbação do espetro do autismo;
2. Características do Autismo na Idade Adulta
2.1. Principais características e sintomas;
2.2. Variabilidade nas manifestações do espectro do autismo;
2.3. Comorbilidades associadas;
2.4. Desafios específicos do diagnóstico em adultos;
3. Desafios Sociais e Pessoais
3.1. Interação social e comunicação na vida adulta;
3.2. Relacionamentos interpessoais e afetivos;
3.3. Sistema familiar;
3.4. Integração no mercado de trabalho;
3.5. A importância da independência e autonomia;
4. Abordagens Terapêuticas e de Suporte
4.1. Psicoeducação;
4.2. Terapias e intervenções para adultos com autismo;
4.3. Abordagem multidisciplinar;
4.4. Estratégias de autogestão e suporte familiar;
4.5. Apoio na transição para a vida independente;
5. Aspetos Legais e Direitos da Pessoa com Autismo
5.1.Direitos de pessoas com autismo no contexto laboral e social;
5.2.Benefícios e programas de apoio;
5.3. Legislação e políticas de inclusão;
6. Casos Práticos e Estudos de Caso
6.1. Análise de casos reais;
6.2. Discussão de desafios e estratégias de intervenção.
Módulo IV: Avaliação Psicológica na Perturbação do Espectro do Autismo (Dr.ª Diana Sousa) – 8 de março
1. Avaliação formal vs informal;
2. Observação clínica - o que observar e como?;
3. O papel dos vários intervenientes na recolha de informação;
4. Instrumentos de avaliação formal;
4.1. M-CHAT;
4.2. CARS;
4.3. ADI-R;
4.4. ADOS;
4.5. Outros instrumentos de avaliação;
5. Avaliação das dificuldades de aprendizagem;
5.1. WISC;
5.2. Avaliação das funções executivas;
6. Devolução de resultados aos pais;
7. Relatórios de avaliação para pais e para escola.
Módulo V: Intervenção Psicológica na Perturbação do Espectro do Autismo (Dr.ª Diana Sousa) – 22 de março
1. Impacto do perfil sensorial e comunicacional na intervenção psicológica;
2. Gestão de Crises/ Birras;
3. Gestão comportamental;
4. Promoção da socialização;
5. DIR Floortime;
5.1. Estádios de desenvolvimento;
5.2. Perfil Individual;
5.3. Relações;
5.4. Floortime;
6. Análise Comportamental Aplicada;
6.1. Fases e componentes do método ABA;
7. Atividades de intervenção – análise e construção de atividades adequadas aos vários graus de PEA.
Módulo VI: Dificuldades de Aprendizagem na Pertubação do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva (Dr.ª Diana Sousa) – 5 de abril
1. O aluno com PEA em sala de aula;
2. Perfis e dificuldades de aprendizagem na PEA;
3. Princípios da educação inclusiva;
4. O decreto-lei 54/2018;
5. Medidas universais, seletivas ou adicionais - adequação para os alunos com PEA;
6. Estratégias promotoras de uma educação mais inclusiva;
6.1. Estratégias para dentro de sala de aula;
6.2. Estratégias para fora da sala de aula;
7. A avaliação escolar em crianças e adolescentes com PEA;
8. Adaptações ao processo de avaliação.
Módulo VII: A Neuropsicologia e a Intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo (Dr.ª Rute Rocha) – 19 de abril
1. Introdução à Neuropsicologia do Autismo
1.1. Definição e objetivos da neuropsicologia;
1.2. A relação entre a neuropsicologia e a Perturbação do Espectro do Autismo;
1.3. Importância da neuropsicologia na compreensão do autismo;
2. Bases Neurobiológicas do Autismo
2.1. Estrutura e funcionamento do cérebro no autismo;
2.2. O papel dos neurotransmissores;
2.3. Funcionamento cognitivo;
2.4. Processamento sensorial e regulação emocional;
2.5. Genética e fatores de risco;
3. Desenvolvimento Cognitivo e Funcional
3.1. Perfis cognitivos comuns em pessoas com autismo;
3.2. Impacto do autismo nas competências cognitivas e de aprendizagem;
3.3. Impacto do desenvolvimento cognitivo na linguagem, socialização e comportamento;
4. Avaliação Neuropsicológica no Autismo
4.1. Métodos e instrumentos de avaliação neuropsicológica;
4.2. Procedimentos de diagnóstico e avaliação diferencial;
4.3. Identificação de pontos fortes e desafios cognitivos;
4.4. Interpretação dos resultados;
5. Abordagens de Intervenção Baseadas na Neuropsicologia
5.1. Princípios da intervenção neuropsicológica para Perturbação do Espetro do Autismo;
5.2. Terapias baseadas em evidências;
5.3. Estimulação cognitiva;
5.4. Abordagens adaptativas para dificuldades sensoriais e de comunicação;
6. Intervenções Sociais e Comportamentais
6.1.Técnicas de promoção da interação social e da comunicação;
6.2.Intervenções em comportamentos repetitivos e desafiadores;
6.3.Estratégias para o desenvolvimento de competências emocionais e de autorregulação;
6.4.Treino da funcionalidade e independência.
7. Intervenções Neuropsicológicas nos contextos escolar e familiar
7.1. Adaptação das intervenções para o contexto escolar e familiar;
7.2. O papel dos familiares e dos cuidadores no processo de intervenção;
7.3. Abordagem multidisciplinar colaborativa;
7.4. Técnicas para a criação de um ambiente inclusivo e favorável ao desenvolvimento;
7.5. Importância da intervenção neuropsicológica ao longo do tempo.
8. Estudos de Caso e Exemplos Práticos
8.1. Apresentação e discussão de casos reais;
8.2. Estratégias de intervenção personalizadas paradiferentes perfis neuropsicológicos;
8.3. Reflexão sobre os desafios e sucessos na intervenção neuropsicológica.
Módulo VIII: A Terapia da Fala: Avaliação e Intervenção (Dr.ª Cláudia Santos) – 3 de maio
1. Comunicação e Linguagem nas PEA
1.1. Características comunicativas;
1.2. Características linguísticas;
1.3. Características sensoriais;
2. Avaliação da comunicação e linguagem nas PEA
2.1. Recolha de dados;
2.2. Que componentes devemos avaliar?
2.3. Como podemos avaliar?
3. Intervenção nas PEA
3.1. Estratégias de intervenção;
3.2. Modelos de intervenção;
3.3. Materiais de intervenção;
3.4. Sistemas de comunicação;
4. Discussão de casos.
Módulo XIX: A Terapia Ocupacional: Avaliação e
Intervenção (Dr.ª Olívia Campos) – 17 de maio
1. Aspetos Introdutórios;
2. Terapia Ocupacional;
2.1. Áreas de Ocupação;
2.2. Contexto: Fatores Ambientais;
2.3. Contexto: Fatores Pessoais;
2.4. Padrões de Desempenho;
2.5. Competências de Desempenho;
2.6. Fatores do Cliente;
3. O papel do Terapeuta Ocupacional;
4. Áreas de Intervenção;
5. Quando encaminhar;
5.1. Importância do encaminhamento precoce em idade pediátrica;
6. Avaliação;
7. Intervenção.
Módulo X: Integração Sensorial na Perturbação do
Espectro do Autismo (Dr.ª Olívia Campos) – 31 de maio
1. Aspetos Introdutórios;
2. Integração Sensorial;
3. Sistemas Sensoriais;
4. Processo de Integração Sensorial;
5. Pirâmide da Aprendizagem;
6. Ayres Sensory Integration;
6.1. Princípios Ayres Sensory Integration;
7. Disfunção de Integração Sensorial;
7.1. Padrões de Disfunção de Integração Sensorial;
7.2. Sinais de Alerta;
8. Disfunção de Integração Sensorial na PEA;
8.1. Impacto no Desempenho Ocupacional;
9. Avaliação;
10. Intervenção.
Módulo XI: Perturbação do Espectro do Autismo e Prática Desportiva (Dr. Pedro Assis) – 14 de junho
1. Impacto do autismo na vida diária: Discussão sobre como a PEA afeta a comunicação, interação social e desenvolvimento emocional, bem como as suas implicações para a prática desportiva;
2. Benefícios da prática desportiva: Exploração dos benefícios da atividade física para indivíduos com PEA, incluindo melhorias na coordenação motora, habilidades sociais, autoconfiança e saúde mental;
3. Abordagens inclusivas no desporto: Métodos e práticas para promover a inclusão de atletas com PEA em equipas e programas desportivos, adaptando atividades e estabelecendo ambientes positivos;
4. Desenvolvimento de programas de treino adaptados: Princípios para criar e implementar programas de treino que considerem as necessidades e capacidades específicas de atletas com PEA;
5. Estratégias de comunicação e motivação: Técnicas para comunicar eficazmente e motivar atletas com PEA, utilizando abordagens visual e verbal adaptadas;
6. Formação para treinadores, educadores e PT's: Capacitação de profissionais de desporto para lidarem com a diversidade funcional, desenvolvendo competências para identificar e atender às necessidades dos atletas autistas;
7. Estudos de caso: Análise de estudos de caso e exemplos de iniciativas de desporto adaptado que tenham gerado resultados positivos para atletas com PEA;
8. Avaliação e monitorização do desempenho: Estratégias para avaliar o progresso e o desempenho de atletas com PEA ao longo do tempo, considerando métricas adaptadas;
9. Ética e sensibilização: Reflexão sobre questões éticas relacionadas à prática desportiva, sensibilização para as necessidades de diversidade e promoção de uma cultura inclusiva.
Módulo XII Casos Clínicos e Projeto Final (Dr.ª Diana Sousa) – 28 de junho
1. Caso clínico 1: Perturbação do Espectro do Autismo | Grau 1;
2. Caso clínico: Perturbação do Espectro do Autismo | Grau 2;
3. Caso clínico: Perturbação do Espectro do Autismo | Grau 3;
4. Discussão de caso clínico para elaboração do projeto final.
Duração total: 300h | 84 em formato Livestreaming (aulas online) e 216h formato e-learning.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso às plataforma Zoom e Moodle do ReConstruir.
395€