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A equipa do ReConstruir é constituída por profissionais com formação e experiência profissional nas nossas diferentes áreas de intervenção, os quais têm em comum a paixão pela sua profissão e pelo contacto com o outro, de forma empática e sempre com o objetivo de apoiar na resolução de problemas e dificuldades, bem como contribuir para o contínuo desenvolvimento pessoal de todos os que procuram os nossos serviços!
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Pretendemos estabelecer novas sinergias, que possam trazer vantagens para os nossos parceiros, no acesso aos serviços do ReConstruir!
Para mais informações, contacte-nos através do nosso e-mail: geral@reconstruir.pt
Estamos ao dispor para esclarecer as suas dúvidas através de qualquer um dos nossos contactos ou numa reunião presencial/online.
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Consulta de Psicologia Gratuita - Semana aberta
27 a 31 de maio
Em maio o Gabinete ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal vai a disponibilizar a Primeira Consulta de Psicologia de forma Gratuita, durante uma semana, para que possa realizar um check-up da sua saúde mental, apresentar os seus problemas e dificuldades, contando com o apoio de um dos nossos psicólogos, sem qualquer compromisso e com total garantia de confidencialidade!
Este evento destina-se a pessoas de todas as idades (crianças, jovens e adultos) e irá decorrer entre os dias 27 a 31 de maio, durante todo o dia, estando reservado à especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde, com possibilidade de consulta presencial ou online.
Nota: Apenas podem participar nas consultas online pessoas maiores de 18 anos de idade. No caso de pessoas menores de 18 anos, será necessária autorização do encarregado de educação.
Horário: 10h00 às 13h00 | 15h00 às 20h00 (dias úteis)
09h00 às 13h00| 14h00 às 18h00 (sábados)
A inscrição é obrigatória e deve ser efetuada através do preenchimento dos dados que são solicitados neste formulário (no formulário, SELECIONAR APENAS UMA DATA E UM HORÁRIO DE CONSULTA)
Em alternativa, podem ser utilizados os nossos contactos telefónicos Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou o e-mail: geral@reconstruir.pt
Estes contactos podem também ser utilizados, para qualquer pedido de informação adicional.
Nota: O evento destina-se exclusivamente à realização da primeira consulta de psicologia de forma gratuita. Caso já tenha participado anteriormente no evento não poderá participar novamente.
Caso lhe seja mais conveniente, a consulta poderá ser realizada online, com recurso ao programa Skype. Neste sentido, selecione por favor no formulário se pretende que a consulta ocorra na modalidade presencial ou online. As consultas realizadas presencialmente respeitarão as normas de higiene e segurança da Direção Geral de Saúde, sendo o uso de máscara de proteção obrigatório.
No caso de não lhe ser possível comparecer na data e horário selecionados, pedimos, por favor, que nos informe, no mínimo com 48h de antecedência, para que a oportunidade possa ser disponibilizada a outra pessoa interessada, assim como pelo respeito pelo profissional que ficará responsável pela realização da consulta.
Qualquer questão estamos ao seu inteiro dispor.
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na consulta gratuita, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação do evento , designadamente para contacto com os inscritos para confirmação de agendamento de consulta, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do evento (diretor e coordenadora clínica), através da introdução de credenciais de acesso. A cada inscrito será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
Terapias Cognitivo-Comportamentais: Avaliação, Concetualização e Intervenção" (Aulas Online/E-learning) - 2ª ed.
Especialização Avançada Pós-universitária
Terapia Cognitivo-Comportamental tem vindo a revelar-se empiricamente, como uma das abordagens com maior evidência de eficácia, na intervenção em diferentes quadros psicopatológicos, como no domínio das perturbações da ansiedade, depressivas ou mesmo nas problemáticas associadas à personalidade. Neste sentido o desenvolvimento de conhecimentos e competências, no âmbito da aplicação dos modelos teóricos e ferramentas metológicas, pode revelar-se essencial à prática clínica da Psicologia.
Pela importância do desenvolvimento de competências no âmbito da avaliação, concetualização e intervenção psicológica com Terapias cognitivo-comportamentais, nas/os psicólogas/os futuros profissionais de Psicologia, o ReConstruir, com a coordenação científica do Dr. José Ferreira e coordenação pedagógica da Dra. Patrícia Barros, vai promover a Especialização Avançada Pós-universitária | Terapias Cognitivo-Comportamentais: Avaliação, Concetualização e Intervenção, na modalidade Livestreaming/e-learning (totalmente online). Esta formação pode revelar-se bastante útil para psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia
Objetivos da formação
No final da supramencionada
Especialização Avançada, pretende-se que os formandos tenham adquirido
conhecimentos e competências no âmbito da avaliação e concetualização e
intervenção psicológica, fundamenta nas ferramentas teóricas e metodológicas das
Terapias cognitivo-comportamentais.
De uma forma mais
específica, os formandos devem ser capazes de compreender a contextualização
científica e evolução histórica da Terapia cognitivo-comportamental; conhecer
os modelos teóricos; compreender os princípios subjacentes à avaliação e
concetualização de caso em diferentes problemáticas; conhecer protocolos de
intervenção psicológica, empiricamente validados, para diferentes perturbações
psicológicas; identificar as dificuldades de aprendizagem associadas e
compreender como adaptar planos educativos; compreender a aplicação prática das
terapias cognitivo-comportamentais, em diferentes áreas de intervenção da
psicologia; aplicar os conhecimentos e competências adquiridas às
especificidades de diferentes casos clínicos.
Duração total: 300h | 84 em formato Livestreaming (aulas online) e 216h formato e-learning.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso às plataforma Zoom e Moodle do ReConstruir.
Calendarização: 31 de maio a 29 de novembro de 2025.
Datas das aulas online (sábados 9h30 às 17h30): 31 de maio; 14 e 28 de junho; 19 de julho; 13 e 20 de setembro; 4, 18 e 25 de outubro; 8, 15 e 29 de novembro.
Nota: As aulas online serão gravadas e estarão disponíveis na pltaforma Moodle para visualização durante a especialização avançada e de forma obrigatória (nos 14 dias posteriores à data de cada aula), para os alunos que não tiverem conseguido participar nas aulas em direto.
Preço: 395 (pronto pagamento).*
450€ (opção de pagamento em 2x - 250€ na 1ª prestação
paga no início da formação e 200€ na 2ª prestação paga
antes do início do 6º módulo).
Destinatários: Psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia.
INSCRIÇÕES: Preencha o formulário abaixo.
CAMPANHAS PROMOCIONAIS:
Cartão de Cliente ReConstruir: 385€ (pronto pagamento obrigatório)
Pronto pagamento: 395€ (sem cartão de cliente ReConstruir)
Inscrições de grupo (3 ou mais elementos): 360€* (pronto pagamento obrigatório)
Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com os seguintes dados de todos os elementos: Nome completo; Número de cartão de cidadão; Contactos de e-mail e telefónicos; Grau de formação em Psicologia ou nível profissional (i.e., indicação se psicóloga/o ou psicóloga/o júnior).
Considerando os objetivos anteriormente descritos, cada módulo será composto pelos seguintes conteúdos:
Módulo I: Introdução às Terapias Cognitivo-Comportamentais;
Módulo II: Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração;
Módulo III: Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada às Perturbações de Ansiedade;
Módulo IV: Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada às Perturbações do Comportamento Alimentar;
Módulo V: Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada às Perturbações do Humor;
Módulo VI: Terapia Cognitivo-comportamental e a Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica;
Módulo VII: Terapia Cognitivo-Comportamental e a Intervenção com Agressores;
Módulo VIII: Terapia Cognitivo-Comportamental e a Intervenção com Crianças e Adolescentes;
Módulo IX: A Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada à Intervenção com a Pessoa Idosa;
Módulo X: A Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada à Psicologia do Desporto;
Módulo XI: Terapia dos Esquemas e a Intervenção nas Perturbações da Personalidade:
Módulo XII: Casos Clínicos e Projeto Final.
Corpo Docente:
Dr.ª Diana Santos de Sousa
Psicóloga, especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Dr.ª Fátima Dinis
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Pós-Graduação em Intervenção Clínica em Psicogerontologia; Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento e Pós-Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação, pelo INSPSIC (Instituto Português de Psicologia). Certificação em Psicologia Positiva pela Dra. Sofia Bauer. Certificação: Agentes Ativos da Felicidade - Psicoterapia Trajetória de Vida. Terapeuta com mais de 20 anos de experiência e com 15 anos de prática com a Hipnoterapia Clínica.
Dr.ª Joana Garfejo
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da saúde, mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça, a finalizar a especialização em Psicoterapias Cognitivo-comportamentais, com mais de uma década de experiência na avaliação e intervenção psicológica na área da Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça, nomeadamente com vítimas de crime (crianças, jovens e adultos), jovens ofensores sexuais e agressores conjugais.
Dr.ª Diana Araújo, Psicóloga
Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e Doutoranda em Psicologia. Como experiência profissional, destaca-se a prática clínica com jovens e adultos, nomeadamente, em serviço de Psiquiatria e consulta externa com pessoas com psicopatologia, além de pessoas com deficiência e jovens com comportamentos de risco. Conta, ainda, com artigos publicados, nomeadamente na área do burnout e das doenças ocupacionais.
Dr. Pedro Assis
Psicólogo do desporto no Futebol Clube do Porto (atualmente na equipa de Sub17 do Futebol de Formação); Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e com especialidade avançada em Psicologia do Desporto; Formador de diversos Cursos de Treinador de Futebol e Futsal; Formador da Federação Portuguesa de Natação e da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA); Certificado em Psicologia do Desporto para o Desenvolvimento de Atletas (FC Barcelona Innovation HUB); Certificado em Psicologia do Desporto de Alto Desempenho (FC Barcelona Innovation HUB).
Dr.ª Rute Rocha
Psicóloga, especialista em Psicoligia Clínica e da Saúde e com Especialidade Avançada em Neuropsicologia Clínica. Doutoranda em Psicologia Aplicada: Saúde e bem-estar na Universidade Lusíada do Porto. Pósgraduada em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Neuropsicológica no INSPSIC. Tem como experiência profissional vários anos de prática clínica com adultos e idosos institucionalizados. Esteve na direção técnica de uma IPSS, que atua na área do envelhecimento. Investigadora em Psicologia no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, na Universidade Lusíada do Porto. É autora e coautora de artigos científicos publicados em revistas internacionais com elevado fator de impacto. Esteve envolvida na organização de vários eventos científicos. Participou em congressos e simpósios nacionais e internacionais, nomeadamente no IV Congresso Ibero-Americano de Neuropsicologia.
Coordenação Científica:
Dr. José Ferreira
Diretor clínico e gestor de formação do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com mais de 10 anos de experiência. Pós-graduado em Gestão e Coordenação de Formação e com Especialização Avançada Põs-universitária em Terapia de Casal; Orientador de estágios curriculares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do porto; Orientador de psicólogos júnior, no acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses; Experiência profissional na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Coordenação Pedagógica:
Dr.ª Patrícia Barros
Coordenadora Pedagógica do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com mais de 10 anos de experiência; Pós-graduada em Gestão e Coordenação da formação; Experiência Clínica com casos de diferentes faixas etárias, mas com maior incidência na avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Para participar nesta formação, preencha o formulário que se encontra abaixo, indicando os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos, irão receber até dia 30 de maio as credenciais de acesso à plataforma online, onde serão disponibilizados os conteúdos da formação. Os links de acesso às aulas online serão disponibilizados ao longo da formação, até ao dia anterior à data de realização de cada sessão em livestreaming.
Inscrições até 29 de maio (inclusive).
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado de formação profissional, com as classificações obtidas na avaliação dos diferentes módulos.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
Avaliação Psicológica: Da Criança ao Adulto (Aulas Online/E-learning) - 3ª ed.
Especialização Avançada Pós-universitária | 21 de junho a 13 de dezembro de 2025.
As competências de avaliação psicológica são diferenciadoras no perfil do psicóloga/o, em qualquer das especialides gerais ou avançadas da Psicologia, sendo de extrema relevância a contínua atualização de conhecimentos e competências nesta área de intervenção do psicólogo, considerando a complexidade inerente ao rigor ético e científico com o qual deve ser planeado e implementado, um processo de avaliação psicológica.
Pela importância do desenvolvimento de competências em avaliação psicológica, nos estudantes e futuros profissionais de Psicologia, o ReConstruir, com a coordenação científica do Dr. José Ferreira e coordenação pedagógica da Dra. Patrícia Barros, vai promover a Especialização Avançada Pós-universitária | Avaliação Psicológica: Da Criança ao Adulto, na modalidade Livestreaming/e-learning (totalmente online). Esta formação pode revelar-se bastante útil para psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia
Objetivos da formação
No final da supramencionada Especialização Avançada, pretende-se que os
formandos tenham adquirido conhecimentos e competências no âmbito da realização
de processos de avaliação psicológica, aplicada a diferentes faixas etárias.
De uma forma mais
específica, os formandos devem ser capazes de compreender quais as
metodologias, técnicas e instrumentos psicométricos mais adequados às
necessidades específicas de avaliação psicológica de cada cliente; aplicar
técnicas e instrumentos de avaliação psicológica, bem cotar e interpretar os
seus resultados; redigir relatórios de avaliação psicológica; compreender os
principais aspetos éticos e deontológicos, relacionados com a realização de
processos de avaliação psicológica.
Duração total: 300h | 84 em formato Livestreaming (aulas online) e 216h formato e-learning.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso às plataforma Zoom e Moodle do ReConstruir.
Calendarização: 21 de junho a 13 de dezembro de 2025.
Datas das aulas online (sábados 9h30 às 17h30/quintas e sexta feiras 19h00 às 22h30): 21 de junho; 3, 4, 17 e 24 de julho; 6, 11, 18 e 27 de setembro; 11 e 25 de outubro; 15 e 22 de novembro; 6 e 13 de dezembro.
Nota: As aulas online serão gravadas e estarão disponíveis na plataforma Moodle para visualização durante a especialização avançada e de forma obrigatória (nos 14 dias posteriores à data de cada aula), para os alunos que não tiverem conseguido participar nas aulas em direto.
Preço: 395 (pronto pagamento).*
450€ (opção de pagamento em 2x - 250€ na 1ª prestação
paga no início da formação e 200€ na 2ª prestação paga
antes do início do 6º módulo).
Destinatários: Psicólogas/os júniores, psicólogas/os, licenciados, mestres, doutorados, doutorandos, finalistas da Licenciatura em Psicologia ou estudantes de mestrado e/ou doutoramento, na área da Psicologia.
INSCRIÇÕES: Preencha o formulário abaixo.
CAMPANHAS PROMOCIONAIS:
Cartão de Cliente ReConstruir: 385€ (pronto pagamento obrigatório)
Pronto pagamento: 395€ (sem cartão de cliente ReConstruir)
Inscrições de grupo (3 ou mais elementos): 360€* (pronto pagamento obrigatório)
Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com os seguintes dados de todos os elementos: Nome completo; Número de cartão de cidadão; Contactos de e-mail e telefónicos; Grau de formação em Psicologia ou nível profissional (i.e., indicação se psicóloga/o ou psicóloga/o júnior).
Considerando os objetivos anteriormente descritos, cada módulo será composto pelos seguintes conteúdos:
Módulo I: Introdução à Avaliação Psicológica;
Módulo II: Avaliação Psicológica na Criança;
Módulo III: Avaliação Psicológica nas Dificuldades de Aprendizagem;
Módulo IV: Avaliação Psicológica na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
Módulo V: Avaliação Psicológica na Perturbação do Espectro do Autismo;
Módulo VI: Avaliação Psicológica no Adulto e no Idoso;
Módulo VII: Avaliação Neuropsicológica: Aspetos Gerais e Especificidades;
Módulo VIII: Avaliação Psicológica em Psicologia da Justiça: Aspetos Gerais e Especificidades;
Módulo XIX: Avaliação Psicológica com Vítimas e Agressores de Violência Doméstica;
Módulo X: Avaliação Psicológica em Psicologia do Desporto;
Módulo XI: Avaliação Psicológica na Orientação Vocacional;
Módulo XII Casos Clínicos e Projeto Final.
Corpo Docente:
Dr.ª Diana Santos de Sousa
Psicóloga, especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Dr.ª Fátima Dinis
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Pós-Graduação em Intervenção Clínica em Psicogerontologia; Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento e Pós-Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação, pelo INSPSIC (Instituto Português de Psicologia). Certificação em Psicologia Positiva pela Dra. Sofia Bauer. Certificação: Agentes Ativos da Felicidade - Psicoterapia Trajetória de Vida. Terapeuta com mais de 20 anos de experiência e com 15 anos de prática com a Hipnoterapia Clínica.
Dr.ª Joana Garfejo
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da saúde, mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça, a finalizar a especialização em Psicoterapias Cognitivo-comportamentais, com mais de uma década de experiência na avaliação e intervenção psicológica na área da Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça, nomeadamente com vítimas de crime (crianças, jovens e adultos), jovens ofensores sexuais e agressores conjugais.
Dr.ª Marina Bernardo
Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação. Prática em avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, nomeadamente como psicóloga na Associação de Apoio à Criança Hiperativa. Experiência na área da formação, bem como na dinamização de grupos de crianças com o objetivo de desenvolver as suas competências emocionais e sociais.
Dr. Pedro Assis
Psicólogo do desporto no Futebol Clube do Porto (atualmente na equipa de Sub17 do Futebol de Formação); Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e com especialidade avançada em Psicologia do Desporto; Formador de diversos Cursos de Treinador de Futebol e Futsal; Formador da Federação Portuguesa de Natação e da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA); Certificado em Psicologia do Desporto para o Desenvolvimento de Atletas (FC Barcelona Innovation HUB); Certificado em Psicologia do Desporto de Alto Desempenho (FC Barcelona Innovation HUB).
Dr.ª Rute Rocha
Psicóloga, especialista em Psicoligia Clínica e da Saúde e com Especialidade Avançada em Neuropsicologia Clínica. Doutoranda em Psicologia Aplicada: Saúde e bem-estar na Universidade Lusíada do Porto. Pósgraduada em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Neuropsicológica no INSPSIC. Tem como experiência profissional vários anos de prática clínica com adultos e idosos institucionalizados. Esteve na direção técnica de uma IPSS, que atua na área do envelhecimento. Investigadora em Psicologia no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, na Universidade Lusíada do Porto. É autora e coautora de artigos científicos publicados em revistas internacionais com elevado fator de impacto. Esteve envolvida na organização de vários eventos científicos. Participou em congressos e simpósios nacionais e internacionais, nomeadamente no IV Congresso Ibero-Americano de Neuropsicologia.
Coordenação Científica:
Dr. José Ferreira
Diretor clínico e gestor de formação do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com mais de 10 anos de experiência. Pós-graduado em Gestão e Coordenação de Formação e com Especialização Avançada Põs-universitária em Terapia de Casal; Orientador de estágios curriculares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do porto; Orientador de psicólogos júnior, no acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses; Experiência profissional na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Coordenação Pedagógica:
Dr.ª Patrícia Barros
Coordenadora Pedagógica do ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal; Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com mais de 10 anos de experiência; Pós-graduada em Gestão e Coordenação da formação; Experiência Clínica com casos de diferentes faixas etárias, mas com maior incidência na avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Justiça.
Para participar nesta formação, preencha o formulário que se encontra abaixo, indicando os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos, irão receber até dia 20 de junho as credenciais de acesso à plataforma online, onde serão disponibilizados os conteúdos da formação. Os links de acesso às aulas online serão disponibilizados ao longo da formação, até ao dia anterior à data de realização de cada sessão em livestreaming.
Inscrições até 19 de junho (inclusive).
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado de formação profissional, com as classificações obtidas na avaliação dos diferentes módulos.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
I Encontro - Saúde Mental e Desporto: Oportunidades e Desafios
7 de abril de 2025 | 9h00 às 17h30.
A discussão de questões relacionadas com a saúde mental em atletas de alta competição têm estado na ordem do dia, sendo vários as/os atletas que têm dado o seu testemunho, sobre as exigências do desporto de alta competição e da importância de prevenir o seu impacto, nomeadamente, ao nível da síndrome de burnout.
Esta preocupação estedende-se aos treinadores e psicólogos do desporto, que diariamente trabalham com os seus atletas, procurando otimizar o desempenho, mantendo o melhor equíbrio a nível físico e mental.
Pela importância da temática, o ReConstruir, em colaboração com o Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de S. João da Madeira, a Juventude Ciclista Devesa Velha, Associação Desportiva e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira, vão promover a realização do o Encontro: Saúde Mental e Desporto: Oportunidades e Desafios, dirigido a todos os estudantes e profissionais que
possam ter interesse no tema.
Calendarização: 7 de abril de 2025.
Horário: 9h00 às 17h30.
Local de realização do Encontro: Auditório do Museu da Chapelaria em S. João da Madeira.
Destinatários: Todos os estudantes e profissionais interessados no tema.
Valor da Participação
Inscrições individuais: 15€ por participante sem almoço | Opção de participação com almoço incluído por 26€.
Inscrições de grupo: 12€ por participante sem almoço | Opção de participação com almoço incluído por 23€.*
*Desconto de grupo para inscrições de 3 ou mais participantes. Para aceder ao desconto de grupo, envie e-mail para formacao@reconstruir.pt, indicando o nome completo; data de nascimento; número de cartão de cidadão; contactos de
telemóvel e e-mail, bem como a área académica ou profissional de todos os elementos do grupo.
Outras CAMPANHAS PROMOCIONAIS:
Cartão de Cliente ReConstruir: 12€ por participante sem almoço | Opção de participação com almoço incluído por 23€.
Cartão de Sócio Juventude Ciclista Devesa Velha (JCDV): 12€ por participante sem almoço | Opção de participação com almoço incluído por 23€.
Inscrições: Preencha o formulário abaixo.
Programa do Encontro e informações sobre os palestrantes:
9h00 - Abertura do evento;
Painel 1 - (9h15 às 10h30 ) | Tema: A Importância da Saúde Mental no Desempenho Desportivo
Comunicação Científica
O Papel do Psicólogo do Desporto e os seus Contextos de Atuação
Dr.ª Liliana Rodrigues
Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a colaborar atuamente como Psicóloga Clínica e da Saúde, bem como formadora, como o ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal. Experiência em contexto desportivo na intervenção com crianças e restantes agentes desportivos.
Entrevista/tertúlia
A Importância da Saúde Mental para o Sucesso de uma Atleta de Alta Competição
Convidada: Daniela Couto
Licenciada em Dietética e Nutrição na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra com várias formações em nutrição desportiva, otimização da composição corporal, desportos de endurance e crossfit.
A nível desportivo praticou atletismo dos 8 aos 12 anos, mas só mais tarde aos 26 anos é que descobriu o gosto pelo crossfit e o hyrox. No final de 2022 iniciou nas competições de hyrox, nas provas de Valência e Madrid na categoria de Women Pro e Doubles Mix, tendo conquistado o primeiro lugar do seu escalão e apuramento para o mundial de 2024 em Manchester, onde se sagrou campeã mundial dos 25-29 anos.
Na temporada seguinte classificou-se para competir na Elite 15 (15 melhores atletas femininas do mundo) em Chicago e Estocolmo. Nesse mesmo ano fez a melhor marca portuguesa na categoria women pro em Valência com uma marca de 1:06:26.
Participou também no campeonato mundial de 2024 em Nice, onde competiu na categoria de Women Pro, Doubles Mixed com o seu treinador Tiago Lousa, tendo ainda sido convocada para representar a seleção nacional na prova de Relay das Nações.
Entrevista/tertúlia
As Oportunidades e Desafios do Desporto Adaptado
Convidados: Representante e Atleta da CERCI de S. João da Madeira
Coffee Break (10h30 às 10h45)
Painel 2 (10h45 às 12h00) | Tema: Burnout em Atletas de Alta Competição.
Comunicação Científica
Síndrome de Burnout em atletas: Risco e Prevenção
Dr.ª Sofia Magalhães
Psicóloga, éspecialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialização avançada em Psicologia do Desporto, reconhecidas pela Ordem Dos Psicólogos Portugueses. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto. Certificada em Alto Rendimento Desportivo pela Barça Innovation Hubs Universitas, com diferentes especializações e formações nas áreas da psicologia e do desporto.
Desde 2011 a exercer na área da Psicologia do Desporto em contextos de clubes e cínica privada. Colaborou durante 12 anos com o Futebol Clube do Porto, Sad., tendo exercido funções como coordenadora do Departamento de Psicologia da
Dragon Force, durante alguns anos.
Formadora em diversas áreas relacionadas com a Psicologia Clínica e da Saúde e
da Psicologia do Desporto.
Entrevista/tertúlia
Treino de Alto Rendimento e os Desafios para a Saúde Mental, na Perspetiva de
um Treinador.
Convidado: (em atualização)
Entrevista/tertúlia
As Exigências da Carreira de um Atleta de Alta Competição
Convidado: Tiago Targino
Ex- jogador de futebol, que esteve várias épocas ao serviço do Vitória de Guimarães, tendo sido, por diversas vezes, internacional português, nos escalões jovens. Conta também com diferentes passagens por clubes a nível internacional e outros clubes a nível nacional.
Painel 3 (12h00 às 13h30 ) | Tema: A Mulher no Desporto: Desafios e Perspetiva de Evolução
Comunicação Científica
A Saúde Mental das Atletas: Potencialidades e Desafios
Dr.ª Liane Cardoso
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, colaborou com o Vitória Sport Clube, onde desenvolveu experiência no acompanhamento psicológico de atletas. Realizou formações no Estádio D. Afonso Henriques e na cademia do clube sobre
temas como saúde mental no desporto, stress pós-traumático no desporto e a carreira dual de atletas e treinadores. Além disso, atuou como voluntária na MentorArt em duas escolas do Porto, oferecendo apoio psicológico a jovens com vulnerabilidades na esfera socioemocional e no desempenho escolar.
Entrevista/tertúlia
Os Desafios do Desporto de Alta Competição no Feminino: Perpetiva de uma
Treinadora:
Dr.ª Joana Costa
Licenciada em ciências do desporto e mestre em educação. Experiência no treino de atletas de vários níveis, no âmbito do treino funcional e Crossfit.
Entrevista/tertúlia
Maternidade, Desporto e Saúde Física e Mental: Como Conseguir o Equilíbrio "Perfeito"?
Convidada: Dr.ª Joana Correia
Diretora do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de S. João da Madeira
Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com especialização em Educação Social – Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias.
Coach Internacional certificada pela ALLCAN e atualmente desempenho funções de Direção numa Estrutura Local da Cruz Vermelha Portuguesa, onde desenvolve e coordena projetos de intervenção comunitária com migrantes, refugiados e crianças e jovens em situação de acolhimento residencial.
Formadora no Reconstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, onde dinamizo formação sobre Educação de Infância e Pedagogia Montessori.
Mentora do projeto Mãe e Polvo, relacionado com Parentalidade, Infância e a aplicação do Método Montessori.
Almoço – 13h15 às 14h30 (Possibilidade de almoço no Mesa Café a 5
minutos a pé do local do evento - Menu Composto por sopa, prato (carne, peixe ou vegetariano), bebida e café).
Painel 4 (14h30 às 15h45) | Tema: Benefícios da Prática Desportiva no Desenvolvimento das Crianças e Jovens
Comunicação Científica
Crescer a ganhar ou perder? – O Desporto de Competição na Criança e Jovem Dr.ª Inês Miguel
Psicóloga Clínica e do Desporto (OPP: 22160|SPPD: 220). Coordenadora do Departamento de Psicologia e Pedagogia da Dragon Force – FC Porto e Formadora FC Porto Football Sciences Institute.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (FPCEUP) e Mestre em Psicologia do Desporto e do Desenvolvimento Humano (FADEUP), Curso OPP Equipas de Alto Desempenho. Oradora em comunicações relacionadas com a Psicologia do Desporto
em diversos âmbitos académicos e formativos e orientadora de estágios curriculares e Ano Júnior OPP. Experiência profissional em intervenção clínica e em contexto escolar, intervenção individual com atletas de diversas modalidades e faixas etárias, intervenção com equipas de diferentes modalidades (futebol, andebol, hóquei), assim como consultoria a treinadores. No âmbito desportivo pessoal é ainda atleta federada de remo com diversos títulos nacionais e internacionais.
Entrevista/tertúlia
Desporto de Competição com Crianças e Jovens: Potencialidades e desafios: A experiência prática de um treinador.
Convidado: Luís Canavarro
Treinador de hóquei em patins - grau I, que desempenha funções no Hóquei Académico de Cambra, como treinador de formação de jovens atletas há cerca de 17 anos.
Licenciado em animação socioeducativa pela Escola Superior de Educação de Coimbra, desempenha também as funções de animador social nas valências de Centro de Dia e de Convívio da Santa Casa da Misericórdia.
Entrevista/tertúlia
Desempenho Escolar, Competicao Desportiva e os Desafios de uma "Vida normal": Testemunho de um jovem atleta de alta competição.
Convidada: Joana Carvalho Rodrigues
Estudante do 4º ano de Medicina Dentária na Faculdade Medicina Dentária da Universidade do Porto.
Iniciou a carreira desportiva aos 7 anos no Hóquei Académico de Cambra, onde jogou em equipas nas quais era a única rapariga, até aos 15 anos, idade na qual começou a jogar na equipa sénior feminina da Associação Desportiva Sanjoanense, onde se encontra até aos dias de hoje.
Ao longo da minha carreira desportiva tem participado em várias competições regionais, nacionais e internacionais, destacando-se:
- Representação da Seleção Distrital de Aveiro, nas camadas jovens;
- 2º Lugar no “Challenge Nunxio Fiorentino” na época 2019-2020 pela Seleção Nacional de Sub-17, em Itália;
- Participação da “Woman Champions League” na época 2021-2022;
- Final Four da Taça de Portugal Feminina época 2023-2024;
- 2º Lugar na Elite Cup 2024.
Workshop | Perturbações Alimentares e Prática Desportiva (16h00 às 17h20)
Dr.ª Rute Rocha
Psicóloga, especialista em Psicoligia Clínica e da Saúde e com Especialidade Avançada em Neuropsicologia Clínica. Doutoranda em Psicologia Aplicada: Saúde e bem-estar na Universidade Lusíada do Porto.
Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Neuropsicológica no INSPSIC. Tem como experiência profissional vários anos de prática clínica com adultos e idosos institucionalizados. Esteve na direção técnica de uma IPSS, que atua na área do
envelhecimento. Investigadora em Psicologia no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, na Universidade Lusíada do Porto. É autora e coautora de artigos científicos publicados em revistas internacionais com elevado fator de impacto. Esteve envolvida na organização de vários eventos científicos. Participou em congressos e simpósios nacionais e internacionais, nomeadamente no IV Congresso Ibero-Americano de Neuropsicologia.
Encerramento (17h20 às 17h30)
Moderadora do evento
Dr.ª Ana Rita Pereira
Assistente Social no Centro Humanitário de São João da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, onde trabalha com jovens e população refugiada.
Membro dos órgãos socias de Associações da cidade de S. João da Madeira (nomeadamente da CERCI e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário), das quais se destaca a Presidência da Direção da Associação de Jovens Ecos Urbanos, uma Instituição Particular de Solidariedade Social e associação de caráter juvenil. É, também, Presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro. O seu percurso associativo passou, ainda, pela da direção do Conselho Nacional de Juventude, com os Pelouros da Habitação, do Voluntariado e da Inclusão Social.
Assume também funções como Presidente da Assembleia de Freguesia de S. João da Madeira.
A nível desportivo foi guarda-redes de Hóquei em Patins, tendo representado a Associação Desportiva Sanjoanense, a Associação Cultural e Recreativa de Gulpilhares e a Associação Académica de Coimbra. Concluiu ainda o curso de árbitros de Hóquei em Patins.
Para participar neste evento, preencha o formulário que se encontra abaixo,
indicando os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via
e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa
efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual
deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos, irão receber até dia 5 de abril as
informações essenciais à participação no evento.
Inscrições até 3 de abril de 2025 (inclusive).
Certificação
O ReConstruir é uma entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de
educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado de participação.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e
coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
Cartão de Cliente ReConstruir
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Para aderir, envie a sua solicitação para formacao@reconstruir.pt.
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Vulnerabilidade nos Relacionamentos Amorosos: O Medo da Perda - 5ª edição
Workshop Online - 20 de junho de 2025 (sexta feira) | 19h30 às 12h30
A vulnerabilidade está associada ao medo rejeição, de não ser aceite e amado, de fracassar e de perder, de sentir vergonha e de sentir culpa, de ficar doente, sentir dor e de morrer.
O amor e a pertença são necessidades indispensáveis de todas as pessoas. Somos seres sociais e fomos concebidos precisamente para criar relações com os outros, no fundo é isso que dá significado à nossa vida. A ausência de amor, aceitação e contactos sociais leva ao sofrimento, pelo que o ser humano tem um grande medo da perda.
O ambiente que o rodeia o indivíduo, nomeadamente as pessoais mais significativas, moldam a sua personalidade, a visão que tem de si próprio, dos outros e do mundo. A modelagem e aprendizagem de determinados padrões, criam ligações neurais que o cérebro terá facilidade em processar e cuja informação será repetida sem questionamento. Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a repetir padrões disfuncionais aprendidos no passado nos relacionamentos na idade adulta.
Pela pertinência do tema, o gabinete ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal irá promover o Workshop Vulnerabilidade nos Relacionamentos Amorosos: O Medo da Perda, em formato Online (Live Streaming), com os seguintes objetivos:
Objetivo geral:
- Compreender o papel da vulnerabilidade nos relacionamentos amorosos.
Objetivos específicos:
- Compreender edefinir os conceitos de vulnerabilidade, amor, self, ego, identidade eautoconceito;
- Analisar caso clínico.
- Entender o processo de desenvolvimento da personalidade e a influência do meio envolvente;
- Assimilar que temos tendência a repetir na vida adulta padrões disfuncionais aprendidos na infância;
- Identificar as necessidades emocionais básicas, os esquemas cognitivos e as estratégias de enfrentamento.
Destinatários: Estudantes e Profissionais de Psicologia, Psiquiatria e outras áreas da saúde, outros interessados no tema.
Data: 20 de junho de 2025 (sexta feira)
Horário: 19h30 às 12h30
Preço: 15€*
INSCRIÇÕES: preencha o formulário abaixo.
Formadora
Dr.ª Liliana Rodrigues
Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. A realizar especialização avançada em Psicologia Clínica e da Saúde. Formadora certificada pelo IEFP. Experiência em contexto desportivo com crianças e restantes agentes desportivos e em clínica privada com adolescentes e adultos.
Workshop Online, realizado através da plataforma Zoom.
Inscrições até 18 de junho de 2025 (inclusive).
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
*Campanha promocional: Para inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas em simultâneo, desconto de 3€ sobre o valor final da formação (preço final 12€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com nomes, números de cartão de cidadão, contactos de e-mail e telefónicos dos participantes.
Todos os participantes inscritos irão receber até ao dia 19 de junho, os dados necessários para o acesso à plataforma, através da qual será dinamizada a formação.
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do workshop, cada participante receberá um certificado de frequência de formação profissional.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Contámos com a sua presença!
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
15€
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
Estimulação da Aprendizagem nas Crianças - 12ªed.
Workshop Online - 6 de junho de 2025 (sexta feira) | 19h30 às 22h30
A aprendizagem pode ter várias definições e pode ser vista sob várias teorias, algumas psicoafetivas e outras ligadas ao desenvolvimento cognitivo. Todas elas têm uma grande importância para a criança, na medida em que lhe permitem uma maior adaptação ao seu contexto.
Importa, então, questionar: o que é aprender? Como aprendemos? É possível aprender a aprender?
Neste sentido, o gabinete ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal irá promover o Workshop Estimulação da Aprendizagem nas Crianças, em formato Online (Live Streaming), com os seguintes objetivos e estrutura de conteúdos:
Objetivo geral
Conhecer conceitos relacionados com a aprendizagem e estratégias de estimulação da aprendizagem
Objetivos específicos
Definir o conceito de aprendizagem;
Explorar as áreas cerebrais associadas à aprendizagem;
Identificar fatores promotores e obstáculos à aprendizagem;
Explorar teorias da aprendizagem;
Explorar aspetos relacionados com a aprendizagem na creche, pré-escolar e primeiro ciclo; Implementar; Estratégias de estimulação da aprendizagem.
Destinatários: Estudantes e profissionais das áreas da Educação, Psicologia e outras áreas da saúde, assim como outros interessados no tema.
Data: 6 de junho de 2025 (sexta feira)
Horário: 19h30 às 22h30
Preço: 15€*
Inscrições: Preencha o formulário abaixo.
Local: Workshop Online, realizado através da plataforma Zoom.
Formadora: Dr.ª Diana Santos de Sousa - Psicóloga clínica, especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Inscrições até 4 de junho de 2025 (inclusive).
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
*Campanha promocional: Para inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas em simultâneo, desconto de 3€ sobre o valor final da formação (preço final 12€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com nomes, números de cartão de cidadão, contactos de e-mail e telefónicos dos participantes.
Todos os participantes inscritos irão receber até ao dia 5 de junho, os dados necessários para o acesso à plataforma, através da qual será dinamizada a formação.
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do workshop, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação.
Para mais informação contactar o Tlf. 223 204 187, o Tlm. 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Contámos com a sua presença!
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
15€
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
Hiperatividade e Défice de Atenção na Infância - 5ª edição
Workshop Online - 7 de junho de 2025 (sábado) | 9h30 às 12h30
Crianças com PHDA não são apenas crianças agitadas e/ou desatentas e esta condição tem um impacto bastante significativo a nível emocional, social, familiar e escolar. Torna-se urgente conhecer as características desta perturbação para que as estratégias de intervenção a adotar com estas crianças e adolescentes, possam ir ao encontro das suas necessidades e dificuldades, evitando a generalização do diagnóstico e interpretações erradas de comportamentos que podem ter outra explicação, enquadrada no desenvolvimento normal da criança.
Pela pertinência do tema, o gabinete ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal irá promover o Workshop Hiperatividade e Défice de Atenção na Infância, em formato Online (Live Streaming), com os seguintes objetivos e estrutura de conteúdos:
Objetivo geral
- Promover o conhecimento, compreensão e aplicação de técnicas e estratégias a implementar junto de crianças com hiperatividade e défice de atenção.
Objetivos específicos
- Compreender a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) na infância;
- Reconhecer o impacto social, familiar, emocional e escolar na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) nas crianças;
- Conhecer a importância da avaliação e diagnóstico da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) nas crianças;
- Conhecer e aplicar técnicas e estratégias de intervenção na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção nas crianças.
Data: 7 de junho de 2025 (sábado)
Horário: 9h30 às 12h30
Preço: 15€*
INSCRIÇÕES: Preencha o formulário abaixo.
Local: Workshop Online, realizado através da plataforma Zoom.
Destinatários: Estudantes ou profissionais de Psicologia e outras áreas da saúde, outros interessados no tema.
Formadora:
Dr.ª Marina Bernardo, Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, assim como, em Psicologia da Educação, com formação no âmbito da intervenção em situações de crise e catástrofe, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Prática em avaliação e intervenção psicológica. Experiência na área da formação profissional, sobre diferentes temáticas da área da Psicologia. Formadora certificada pelo IEFP,
Inscrições até 5 de junho de 2025 (inclusive).
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
*Campanha promocional: Para inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas em simultâneo, desconto de 3€ sobre o valor final da formação (preço final 12€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com nomes, números de cartão de cidadão, contactos de e-mail e telefónicos dos participantes.
Todos os participantes inscritos irão receber até ao dia 6 de junho os dados necessários para o acesso à plataforma, através da qual será dinamizada a formação.
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do workshop, cada participante receberá um certificado comprovativo de frequência de formação profissional.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt
Contámos com a sua presença!
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
15€
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Neurociência do Bebé - 10ª ed.
Curso Avançado E-learning | 7 de junho a 7 de agosto de 2025.
Os primeiros anos de vida de um bebé são fundamentais para o seu desenvolvimento, pelo que a compreensão adequada, de todas as variáveis, que devem ser consideradas, para um desenvolvimento saudável e normativo, é fundamental, não só para os profissionais que lidam diretamente com esta realidade, com para os pais/cuidadores e outros intervenientes no contexto de desenvolvimento do bebé.
Ao contrário do que antigamente se pensava, as experiências precoces têm um impacto significativo, mesmo ainda antes do nascimento e vão acompanhar o bebé ao longo da sua vida.
Para o neurodesenvolvimento, têm impacto a formação das estruturas neuronais mas também as relações dos pais com o bebé, as suas experiências e expectativas, numa complexidade, cuja compreensão, resulta da convergência de várias disciplinas científicas.
Tendo em conta a relevância e pertinência do tema na atualidade, o gabinete ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento irá promover um curso avançado, na modalidade E-learning, sobre Neurociência do Bebé, com o intuito de promover nos formandos a capacidade de compreender os processos, etapas e mecanismos envolvidos no neurodesenvolvimento pré- e pós-natal do bebé, a influência da qualidade das experiências nesses processos e os factores de risco associados.
Compreender as principais especificidades do neurodesenvolvimento do bebé, bem como a forma como as diferentes experiências influenciam esse desenvolvimento.
Objetivos específicos
De uma forma mais específica, os formandos devem ser capazes de:
- Conhecer os principais processos e pressupostos do desenvolvimento neuronal do bebé;
- Compreender os modelos teóricos, de avaliação e intervenção, com maior validação empírica, sobre desenvolvimento do bebé;
- Reconhecer a importância da qualidade das relações, nomeadamente da vinculação, para o desenvolvimento saudável do bebé;
- Compreender as variáveis mais relevantes da vinculação pais-bebé, bem como os principais modelos e estratégias de avaliação/intervenção;
- Refletir sobre a capacidade de regulação emocional do bebé;
- Identificar os principais factores de risco e protetores que podem interferir na resiliência do bebé e no seu desenvolvimento.
O curso terá a duração total de 70h, sendo 64h em formato e-learning e 6h de sessões síncronas (facultativas) (Skype), apresentando a seguinte estrutura:
Módulo I: Neurodesenvolvimento na Gravidez e no Período
Neonatal
1. Desenvolvimento neuronal;
Neurónios e sinapses;
Processos envolvidos no desenvolvimento neuronal;
Desenvolvimento neuronal pré e pós-natal;
Desenvolvimento neuronal:
Fatores genéticos e ambientais;
Neuroplasticidade e Período crítico
Os primeiros 1000 dias “for better and for worse”;
Neurodesenvolvimento: O papel da epigenética;
2. O modelo de desenvolvimento Touchpoints;
Do paradigma à prática: A intervenção nos primeiros Touchpoints de vida;
Maternidade, paternidade e ciclo de vida;
Biopsicologia da maternidade;
Neonatal Behavioral Assessment Scale – NBAS;
- Avaliação do perfil de neurodesenvolvimento do bebé com a escala NBAS.
Módulo II: Os Primeiros Anos de Vida do Bebé: Vinculação
1. Desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância;
2. O mundo socioemocional do bebé nos “primeiros 1000 dias”;
A importância das relações, da qualidade das experiências e do vínculo;
3. Vinculação e laços afetivos (mãe-bebé) nos primeiros anos de vida;
Teoria da Vinculação de Bowlby;
Desenvolvimento do sistema de vinculação;
Conceito de base segura e diferenças na qualidade da vinculação;
Neurociências e vinculação;
Do repertório do bebé ao comportamento interativo da figura parental;
Processos de organização da vinculação e contributos da regulação emocional;
Fases de desenvolvimento envolvidas na formação da vinculação;
Vinculação e epigenética;
Cuidados parentais e Vinculação.
Modulo III: Temperamento, Regulação Emocional e Envolvimento
Social do Bebé
1.Temperamento do bebé;
Regulação emocional do bebé;
Regulação Comportamental do bebé;
Regulação emocional fisiológica do bebé;
A “dança mãe-bebé”;
Modelo de Regulação Mútua de Edward Tronick;
Trajetórias desenvolvimentais da regulação emocional do bebé;
Regulação emocional e fatores parentais e contextuais;
Regulação emocional e qualidade da vinculação;
Diferenças individuais nos estilos de regulação comportamental;
Diferenças individuais nas respostas fisiológicas dos bebés;
Regulação emocional da mãe vs Regulação emocional do bebé;
Avaliação da regulação emocional do bebé: Face-to-Face - Still-Face;
FFSF e sistemas de classificação da regulação emocional do bebé;
2. Envolvimento social do bebé;
Neurónios e sinapses;
Teoria Polivagal de Porges;
Trajetórias desenvolvimentais do envolvimento social do bebé;
Avaliar o envolvimento social do bebé: O FFSF.
Módulo IV: Gravidez e o impacto no bebé
1. Fatores de risco envolvidos no desenvolvimento sócio-emocional do bebé: Fatores pré, peri e pós- natais;
- Saúde mental dos pais; - Vivências da gravidez;
2. Stress na gravidez: Impacto no desenvolvimento fetal no período pré-natal e no desenvolvimento do bebé no período pós-natal;
- Neurónios e sinapses;
- Representações maternas na gravidez;
- Parto;
- Depressão pós-parto;
- Background familiar (e.g., pobreza, NSE baixo); - Gravidez na adolescência; - Consumo de substâncias na família;
- Nascimento prematuro;
- Exposição à violência;
- Acesso aos cuidados de saúde.
Módulo V. A Família e o desenvolvimento cerebral
1. Parentalidade nos primeiros anos: princípios e pressupostos fundamentais;
2. Experiências iniciais;
- Arquitetura cerebral;
- Conceito e impacto;
- Interações gene-ambiente;
- Impacto das relações na arquitetura cerebral;
- Impacto na saúde e aprendizagem;
3. Stress tóxico;
- Impacto do Stress tóxico arquitetura cerebral;
- Stress tóxico e ACEs (Adverse Childhood Experiences);
- Impacto do stress tóxico no desenvolvimento;
- A ciência e as causas sociais do stress tóxico na infância;
- Impacto do stress excessivo na arquitetura do cérebro;
- Impacto da negligência na arquitetura do cérebro;
4. Famílias multidesafiadas e o impacto no desenvolvimento do bebé;
5. Negligência e maus-tratos;
6. Qualidade das interações e comportamento interativo dos pais; Impacto na qualidade da vinculação; - Impacto no desenvolvimento
- Personalidade e saúde mental dos pais;
- Representações maternas pré e perinatais sobre o bebé;
- Parentalidade e estilos parentais;
- Sensibilidade/Responsividade;
- Intrusividade/Controlo;
- Passividade/Não-responsividade;
- Sincronia diádica;
- Escala Child-Adult Relationship Experimental Index (CARE-Index; Crittenden, 2003) e Modelo de Maturação Dinâmico da Vinculação;
Módulo VI – Intervenção
1. Saúde mental na infância: Definição e conceitos essenciais;
2. Avaliação e intervenção na área da vinculação, nos Primeiros Anos de Vida do Bebé
3. Avaliação e intervenção precoce no contexto português como forma de intervir em situações de risco
4. Intervenções na área da vinculação: Estratégias e programas de intervenção;
5. Interações precoces e psicoterapia pais-bebé.
Calendarização: 7 de junho a 7 de agosto de 2025.
Preço: 65€*
Inscrições: preencha o formulário abaixo.
Destinatários: Psicólogos, Psicólogos Juniores, Estudantes de Psicologia e Diplomados (licenciados/mestres/doutorados) em Psicologia.
*Campanha promocional: Para inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas, desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 55€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com nomes, números de cartão de cidadão, contactos de e-mail e telefónicos dos participantes.
Formadoras
Dra. Fátima Diniz, Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Pós-Graduação em Intervenção Clínica em Psicogerontologia (2014), Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento (2016) e Pós-Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação (2016), pelo INSPSIC (Instituto Português de Psicologia). Certificação em Psicologia Positiva por Dra. Sofia Bauer (2016). Certificação: Agentes Ativos da Felicidade - Psicoterapia Trajetória de Vida (2014) Terapeuta com mais de 20 anos de experiência.
Dr.ª Diana Santos de Sousa - Psicóloga clínica, especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso à plataforma moodle do ReConstruir.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos irão receber até ao dia 6 de junho os dados necessários para o acesso à plataforma online onde serão disponibilizados os conteúdos da formação.
Inscrições até 5 de junho de 2025 (inclusive).
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas na avaliação dos diferentes módulos.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt.
Informação de Proteção de Dados: Os dados disponibilizados por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica do evento formativo referenciado anteriormente, nomeadamente para emissão dos certificados de participação e incluídos numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais envolvidos no ciclo formativo da entidade, através da introdução de uma password. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
65€
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
Perturbação da Personalidade Borderline: Avaliar e Intervir (E-learning) - 5ªedição
Curso Intensivo - 7 de junho a 7 de julho de 2025.
No acompanhamento psicoterapêutico, indivíduos com perturbações de personalidade trazem desafios específicos. No caso da perturbação da personalidade borderline, os clientes/pacientes apresentam um padrão de grande sofrimento, com relações intensas e instáveis e emoções extremas. Para uma intervenção adequada, é necessário uma avaliação e conceptualização cuidada e ter em consideração aspetos da relação terapêutica que podem ter um grande impacto no indivíduo.
Considerando a relevância desta temática, o gabinete ReConstruir vai promover o Curso Intensivo "Perturbação da Personalidade Borderline: Avaliar e Intervir", na modalidade e-learning (totalmente online), com o objetivo geral de promover nos formandos, a capacidade de identificar as principais características da Perturbação de Personalidade Borderline, bem como conhecer
estratégias de intervenção nesta problemática. .
De uma forma mais específica, os formandos devem ser capazes de conhecer o conceito de personalidade e sua construção. Devem compreender os critérios de diagnóstico e características da perturbação de personalidade borderline, bem como diferentes formas de avaliar a problemática. Devem ainda conhecer estratégias de intervenção.
O curso terá a duração total de 40h, sendo 37h em formato e-learning e 3h de sessões síncronas (facultativas) (Skype), apresentando a seguinte estrutura:
Módulo 01: Personalidade
1.1. Conceito(s) de personalidade;
1.2. Construção da personalidade;
1.3. As experiências precoces na infância como fatores relevantes na construção da personalidade;
1.4. Esquemas precoces mal-adaptativos:
1.4.1. Domínios;
1.4.2. Esquemas;
1.4.3. Modos esquemáticos
Módulo 02: Identificação/avaliação
2.1. Critérios de diagnóstico;
2.2. Diagnóstico diferencial;
2.3. Esquemas precoces mal-adaptativos presentes na Perturbação de Personalidade Bordeline
2.4. Instrumentos de avaliação
2.4.1. Avaliação Informal
2.4.2. Avaliação formal
2.4.2.1. Instrumentos de avaliação da personalidade
2.4.2.2. Avaliação dos esquemas precoces mal-adaptativos
Módulo 03: Estratégias de Intervenção
3.1. A relação terapêutica na perturbação de personalidade borderline;
3.2. Desafios na intervenção;
3.3. Modelos de intervenção:
3.3.1. Terapia cognitivo-comportamental;
3.3.2. Terapia Comportamental Dialética
3.3.3. Terapias psicodinâmicas;
3.3.4. Terapia Focada nos Esquemas;
3.3.5. Outros modelos.
Calendarização: 7 de junho a 7 de julho de 2025.
Preço: 52€*
Para participar, preencha o formulário abaixo.
Destinatários: Estudantes e Profissionais da área da Educação (e.g., Professores; Educadores de infância), Psicologia e outras áreas da saúde, outros interessados no tema.
*Campanha promocional: Para inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas, desconto de 9€ sobre o valor final da formação (preço final 43€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com nomes, números de cartão de cidadão, contactos de e-mail e telefónicos dos participantes.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso à plataforma moodle do ReConstruir.
Formadora:
Dr.ª Diana Santos de Sousa - Psicóloga clínica, especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Para participar nesta formação, preencha o formulário que se encontra abaixo, indicando os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos irão receber até ao dia 6 de junho os dados necessários para o acesso à plataforma online onde serão disponibilizados os conteúdos da formação.
Inscrições até 5 de junho de 2025 (inclusive).
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas na avaliação dos diferentes módulos.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir.pt.
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
52€
Para mais informações, não hesite em contactar-nos.
Consulta Psicológica com Crianças e Adolescentes - 25ª edição
Curso E-learning | 7 de junho a 7 de julho de 2025.
Na consulta psicológica com crianças ou adolescentes existem diversas especificidades às quais devemos ter atenção, de forma a compreender cada cliente no seu todo e darmos uma resposta o mais eficaz possível ao pedido inicial, tal como aos diferentes desafios da intervenção com estas faixas etárias.
Neste processo, é importante a capacidade do psicólogo para estruturar adequadamente o processo de consulta, desde da avaliação à intervenção, assente em conhecimentos sólidos acerca dos modelos teóricos, instrumentos de avaliação psicológica, bem como dos métodos e técnicas, com maior validade empírica, para intervenção nas especificidades de cada problemática.
O gabinete ReConstruir, em colaboração com a Dr.ª Diana Sousa, vão promover o Curso Intensivo Consulta Psicológica com Crianças e Adolescentes, na modalidade e-learning (totalmente online), com o objetivo geral de promover nos formandos a capacidade de compreender e estruturar os aspetos fundamentais do processo de Consulta Psicológica com Crianças e Adolescentes em crianças
De uma forma mais específica, os formandos devem ser capazes de conhecer as especificidades, assim como os desafios na consulta psicológica com crianças e adolescentes, e identificar a relação terapêutica como parte fundamental do processo. Pretende-se ainda que conheçam instrumentos de avaliação psicológica e estratégias de intervenção, adequadas às especificidades de cada problemática e faixa etária.
O curso terá a duração total de 40h, sendo 37h em formato e-learning e 3h de sessões síncronas (facultativas) (Skype), apresentando a seguinte estrutura:
Módulo I: Consulta psicológica com crianças e adolescentes
1. Construção da relação terapêutica com crianças e adolescentes;
1.1. Metamodelo da completamentaridade paradigmática como orientador das fases de intervenção e construção da relação terapêutica;
1.2. A entrevista motivacional na construção da relação terapêutica;
1.3. A relação terapêutica criança-terapeuta, adolescente-terapeuta e pais-terapeuta.
2. Especificidades e desafios na consulta psicológica com crianças e adolescentes;
2.1. O código de ética e deontologia e a sua aplicação na consulta com crianças e adolescentes;
2.1.1. Exploração de pareceres da comissão de ética da OPP como orientadores da intervenção na consulta psicológica.
3. Principais pedidos/problemáticas em consulta com crianças e adolescentes.
3.1. Perturbações de internalização;
3.2. Perturbações de externalização.
Módulo II: Avaliação
1. A anamnese/ entrevista clínica;
1.2. Partes constituintes da anamnese e entrevista clínica;
1.3. O papel dos vários intervenientes na recolha de informação;
1.3.1. Psicólogo;
1.3.2. Pais;
1.3.3. Professores;
1.3.4. Discrepâncias na recolha de informação com os vários intervenientes.
2. Avaliação formal e informal;
2.1. Vantagens e desvantagens da avaliação formal;
2.2. Vantagens e desvantagens da avaliação informal.
3. Avaliação projetiva e não projetiva;
1.1. Vantagens e desvantagens da avaliação projetiva;
1.2. Vantagens e desvantagens da avaliação não projetiva.
4. Instrumentos de avaliação;
4.1. Instrumentos de avaliação não projetiva;
4.1.1. Aseba (CBCL, TRF, SCICA, YSR);
4.1.2. CMAS-R;
4.1.3. FSSC;
4.1.4. CDI;
4.1.5. Eysenck personality questionaire – júnior.
4.2. Instrumentos de avaliação projetiva;
4.2.1. Roberts Apperception test for children;
4.2.2. Era uma vez;
4.2.3. Pata Negra;
4.2.4. Bar-i-lan;
4.2.5. CAT e TAT.
Módulo III: Intervenção
1. Elaboração de planos de intervenção;
1.1. Conceptualização de casos clínicos como passo para a elaboração de planos de intervenção.
2. Intervenção em competências cognitivas, emocionais, sociais e comportamentais;
2.1. Intervenção nos medos e ansiedade;
2.2. Intervenção na depressão infantil;
2.3. Intervenção nos problemas de comportamento;
2.4. Playtherapy.
3. Exploração e construção de atividades de intervenção.
Calendarização: 7 de junho a 7 de julho de 2025.
Preço: 52€*
Destinatários: Destinatários: Psicólogos, Psicólogos Juniores, Estudantes de Psicologia e Diplomados (licenciados/mestres/doutorados) em Psicologia.
*Campanha promocional: Para inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas, desconto de 9€ sobre o valor final da formação (preço final 43€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@reconstruir.pt, com nomes, números de cartão de cidadão, contactos de e-mail e telefónicos dos participantes.
Para realizarem o curso, os formandos terão acesso à plataforma moodle do ReConstruir.
Formadora:
Dr.ª Diana Santos de Sousa - Psicóloga clínica, especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce funções em clínica privada e em contexto escolar desde o 1º ciclo até ao ensino secundário profissional. Membro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva. Experiência de trabalho em avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com e sem Necessidades Educativas Especiais. Experiência em investigação e comunicações em congressos internacionais. Pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Formadora certificada pelo IEFP.
Para participar nesta formação, preencha o formulário que se encontra abaixo, indicando os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, cada pessoa será contactada via e-mail/telefone, para confirmação da inscrição e envio do NIB, para que possa efetuar o pagamento do valor da inscrição, por transferência bancária (o qual deverá ser realizado nas 48 horas seguintes à receção do e-mail).
Todos os participantes inscritos irão receber até ao dia 6 de junho os dados necessários para o acesso à plataforma online onde serão disponibilizados os conteúdos da formação.
Inscrições até 5 de junho de 2025 (inclusive).
Certificação
Entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:
• 090 - Desenvolvimento Pessoal;
• 149 - Formação de professores/formadores e ciências da educação - programas
não classificados noutra área de formação;
• 311 - Psicologia.
Nota: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas na avaliação dos diferentes módulos.
Para mais informação contactar o Tlf 223 204 187, o Tlm 910410514 ou o e-mail formacao@reconstruir. pt.
Informação Proteção de Dados: Os dados fornecidos por cada formando, no momento de preenchimento do formulário de inscrição na formação, disponibilizado online, serão estritamente utilizados para efeitos de gestão e coordenação pedagógica de cada evento formativo, designadamente para contacto com os formandos e emissão dos certificados de participação, sendo diretamente registados numa base de dados, à qual apenas terão acesso os profissionais responsáveis pela gestão do ciclo formativo da entidade (gestor de formação e coordenador(a) pedagógico(a)), através da introdução de credenciais de acesso. A cada formando será salvaguardado o direito de acesso, portabilidade, retificação, oposição ou cancelamento dos dados.
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Conheça as especialidades que temos disponíveis para si!
Psicologia Clínica e da Saúde
Consultas Presenciais ou Online
O ReConstruir dispõe de psicólogos com formação e experiência em Psicologia Clínica, capazes realizar uma avaliação cuidada das dificuldades emocionais de cada cliente e estabelecer planos de intervenção psicológica adequados às necessidades e características específicas de cada cliente.
Serviços disponibilizados:
* Consultas de Psicologia da Criança e do Adolescente
Objetivo
O ReConstruir dispõe de consultas de psicologia clínica especificamente direcionadas para as crianças e adolescentes, com o intuito de os ajudar a ultrapassar dificuldades emocionais e do comportamento que possam surgir ao longo do processo desenvolvimento. A intervenção clínica com crianças e adolescentes é habitualmente efetuada em colaboração com os pais e outros cuidadores/familiares, salvaguardando sempre o direito da criança ou do adolescente a confidencialidade da informação disponibilizada ao psicólogo.
A deteção e intervenção precoce nas dificuldades emocionais e do comportamento da criança ou adolescente são fundamentais para que as mesmas possam ser ultrapassadas com maior brevidade, evitando que as mesmas se venham a agravar e continuem a afetar a pessoa ao longo da vida.
As consultas de psicologia com crianças ou adolescentes também podem ser importantes em situações de crise, como por exemplo, após uma situação de separação entre os pais, falecimento de um ente querido, entre outras situações que possam exigir um processo de readaptação e reequilíbrio emocional.
* Consultas de Psicologia do Adulto
Objetivo
Tal como as crianças e os adolescentes também os adultos podem enfrentar dificuldades emocionais ao longo da vida e precisar de apoio para ultrapassá-las. No ReConstruir proporcionamos um ambiente de consulta onde vamos procurar que se sinta seguro e confortável para expressar as dificuldades e emoções, sem que seja emitido qualquer tipo de julgamento e com total garantia de confidencialidade.
O objetivo das consultas de psicologia clínica com adultos, assim como nas restantes faixas etárias, é o de promover mudanças positivas no funcionamento da pessoa e ajudá-la a recuperar o bem-estar emocional, que poderá estar afetado por diversos fatores e acontecimentos de vida.
Desta forma, as consultas de psicologia com adultos podem englobar desde o apoio emocional, a uma intervenção mais profunda em questões de psicopatologia, como depressão, perturbações de ansiedade, perturbações de personalidade, entre outros aspetos.
Após a avaliação inicial, será proposto ao cliente um protocolo com estratégias de intervenção adequadas às suas necessidades, expetativas e caraterísticas pessoais, com uma duração estimada do processo de intervenção psicológica e todas as regras inerentes às sessões individuais.
* Consultas de Psicologia do idoso
Objetivo
O envelhecimento é um processo normal no ciclo de vida do ser humano, frequentemente caraterizado por diminuição natural das capacidades físicas e intelectuais da pessoa, mas também por períodos de reflexão sobre o percurso de vida da pessoa, que podem levar a sentimentos de satisfação pelo caminho percorrido ou, por outro lado, de tristeza e desilusão pelos objetivos que não foram alcançados.
A terceira idade é também um período por vezes pautado pela solidão e perdas relacionais, seja por afastamento de amigos e familiares ou por falecimento das pessoas mais próximas, que podem levar a períodos de maior tristeza que pode ser difícil de ultrapassar.
Tal como nos restantes processos de consultas de psicologia clínica as estratégias de intervenção serão propostas caso a caso, em função de uma cuidada avaliação. Sempre que se justifique, o cliente poderá ser encaminhado para outra especialidade, como a neuropsicologia de forma a dar a resposta mais adequada às suas necessidades.
Para marcar uma consulta de psicologia clínica (presencial ou online), com um dos nossos profissionais, contacte-nos através dos números de Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou do e-mail geral@reconstruir.pt.
A consultar€
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Neuropsicologia Clínica
Consulta Presencial
A Neuropsicologia, que surge da ligação entre a Psicologia e a Neurologia, é entendida como o estudo e compreensão das relações entre as estruturas do cérbero, as suas funções (e.g., memória, linguagem, raciocínio, atenção) e o comportamento humano.
* Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica do Adulto
Adequa-se perante a presença de condições médicas específicas como, Traumatismos cranianos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), perturbações psicopatológicas (e.g., depressão; problemas de ansiedade), que possam provocar alterações nas funções cognitivas do adulto (e.g., atenção, memória, raciocínio, perceção, linguagem e habilidades motoras).
Alterações associadas a doenças neurodegenerativas (e.g., Alzeimer; Parkinson; Esclerose Múltipla), também podem surgir no adulto, constituindo-se a avaliação e reabilitação neuropsicológica como fundamental para minimizar os prejuízos cognitivos e comportamentais da pessoa.
A quem se destina?
Os serviços de avaliação e reabilitação neuropsicológica destinam-se a qualquer pessoa que apresente necessidades a este nível, independentemente da faixa etária em que se encontrem (crianças, adultos e idosos).
Para além disso, o Reconstruir terá também a preocupação de disponibilizar apoio psicológico e todas orientações necessárias aos cuidadores e/ou familiares de pessoas com afetadas por dificuldades neuropsicológicas.
Quais os serviços disponibilizados pelo ReConstruir?
* Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Criança e do Adolescente
Este tipo de intervenção pode ser recomendado em situações como: Perturbações do desenvolvimento; Défice cognitivo; Dificuldades de aprendizagem (atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita, cálculo); Paralisia Cerebral; Sequelas decorrentes de traumatismos Cranianos; Sequelas de tumores cerebrais; Epilepsia, entre outras.
A avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes constitui-se como fundamental para identificar situações de Perturbação de hiperatividade e défice de atenção; Dislexia; Disortografia; Discalculia, entre outros, que interferem com o desempenho escolar, permitindo estabelecer protocolos de intervenção que visem minimizar as dificuldades associadas.
* Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica do Adulto
Adequa-se perante a presença de condições médicas específicas como, Traumatismos cranianos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), perturbações psicopatológicas (e.g., depressão; problemas de ansiedade), que possam provocar alterações nas funções cognitivas do adulto (e.g., atenção, memória, raciocínio, perceção, linguagem e habilidades motoras).
Alterações associadas a doenças neurodegenerativas (e.g., Alzeimer; Parkinson; Esclerose Múltipla), também podem surgir no adulto, constituindo-se a avaliação e reabilitação neuropsicológica como fundamental para minimizar os prejuízos cognitivos e comportamentais da pessoa.
* Avaliação e reabilitação Neuropsicológica do Idoso
Este tipo de intervenção pode ser adequado em situações de doença neurodegenerativa, como o Alzheimer ou Parkinson, mas também para minimizar o declínio das funções cognitivas, associado ao processo de envelhecimento normal e prevenir situações de demência, através da realização de sessões de estimulação cognitiva, em congruência com a avaliação neuropsicológica efetuada.
A avaliação e reabilitação neuropsicológica do idoso, também podem ser importante em situações de declínio das funções cognitivas associado à depressão sequelas de AVC e traumatismos cranianos, entre outras condições médicas.
* Marcação de consultas
Sendo a Neuropsicologia uma especialidade da Psicologia que requer formação específica, os serviços de avaliação e reabilitação neuropsicológica do ReConstruir são prestados por uma neuropsicóloga clínica especializada nesta área de intervenção.
As sessões de neuropsicologia podem ser agendadas, em função da disponibilidade da neuropsicóloga do ReConstruir.
Para marcar uma consulta de Neuropsicologia Clínica (presencial ou online), com um dos nossos profissionais, contacte-nos através dos números de Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou do e-mail geral@reconstruir.pt.
A consultar€
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Avaliação Psicológica
Consulta Presencial
A Avaliação Psicológica centra-se no recurso a técnicas de observação e entrevista, complementadas com a aplicação de testes psicológicos que procuram avaliar e descrever objetivamente o funcionamento psicológico de uma pessoa num determinado momento, de forma a permitir uma compreensão mais adequada dos seus comportamentos.
Tal como na área da Medicina, na qual os profissionais recorrem a exames para determinar a causa de uma dada doença, a Avaliação Psicológica permite, entre outros aspetos, uma melhor compreensão de determinado mal-estar psicológico ou emocional, com vista ao estabelecimento de um plano de intervenção.
Este processo geralmente decorre entre 3 a 5 sessões e passa por um conjunto de momentos fundamentais:
* Consentimento Informado
A obtenção do Consentimento Informado é prévia à realização da Avaliação Psicológica e consiste na explicação ao cliente sobre os princípios éticos e legais inerentes aos procedimentos a utilizar, sendo da sua responsabilidade autorizar submeter-se à respetiva avaliação, expeto em situações em que a sua autodeterminação possa ser limitada em razão de idade (ex. crianças e adolescentes), capacidades cognitivas, estado de saúde mental ou imposições legais.
* Entrevista Clínica
A realização de uma Entrevista é habitualmente o primeiro momento do processo de Avaliação Psicológica, em que o psicólogo irá proceder à recolha de informações com o intuito de compreender o objetivo da avaliação e natureza do problema, a história de vida da pessoa, bem como o seu historial psicológico e médico, caso seja relevante. A entrevista permitirá ainda uma compreensão mais alargada do modo de funcionamento da pessoa no seu dia a dia, incluindo uma avaliação da sua forma de pensamento, comportamento, relações afetivas e sociais.
* Aplicação de testes psicológicos
Com base nas informações recolhidas anteriormente, o psicólogo irá elaborar primeira formulação ou concetualização do caso, selecionando um conjunto de instrumentos de avaliação psicológica adequados a cada situação específica e proceder à aplicação dos mesmos.
* Análise e Interpretação dos resultados
De seguida, ocorre a fase de análise e interpretação dos resultados, validando ou não a formulação/concetualização anterior do caso. Se necessário, caso o psicólogo possua dúvidas ou verifique resultados incongruentes, poderá ser necessária a recolha de dados adicionais.
* Relatório de avaliação psicológica
No final do processo é elaborado um Relatório de Avaliação Psicológica e realizada uma entrevista de devolução de informação, onde o psicólogo irá disponibilizar e discutir com o cliente os resultados obtidos. O Relatório de Avaliação Psicológica poderá ser dirigido a diferentes destinatários (ex. cliente; tribunal, segurança social; outro profissional de saúde), tendo em conta a natureza do pedido.
Para agendar a sua avaliação ou esclarecimento de qualquer questão, contacte-nos através dos números de Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou do e-mail geral@reconstruir.pt.
A consultar€
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Coaching Psicológico
Consulta Presencial ou Online
O Coaching Psicológico, enquanto modalidade de intervenção no âmbito clínico, tem como principal objetivo melhorar os níveis de bem-estar e performance de indivíduos, grupos e organizações que não apresentam questões de saúde mental clinicamente significativas ou níveis anormais de sofrimento, potenciando o seu desenvolvimento psicológico e emocional e apoiando-os no alcançar dos seus objetivos na vida pessoal e profissional.
É uma intervenção que procura promover mudanças qualitativas positivas na pessoa, trabalhando com a mesma na definição de objetivos e planos de ação comportamentais (Grant, 2008).
No ReConstruir poderá ser acompanhado por um coach certificado, com formação de base em Psicologia, num processo de consulta que terá em conta as suas necessidades,
Para marcar uma consulta de Coaching Psicológico (presencial ou online), com um dos nossos profissionais, contacte-nos através dos números de Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou do e-mail geral@reconstruir.pt.
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Terapia da Fala
Consulta Presencial
A terapia da fala é uma especialidade que engloba a prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações da comunicação humana (e.g., problemas de voz, de articulação, de fluência e linguagem) nas suas diferentes dimensões, tais como a compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, bem como outras formas de comunicação não verbal. Atua sobre as diferentes faixas etárias, desde a infância à idade adulta (Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia, (CPLOP, 1997).
São exemplos de áreas de atuação do Terapeuta da Fala, as perturbações da comunicação e fala (e.g. problemas de articulação, gaguez, rouquidão, perda de voz, afonia), perturbações da escrita (e.g. dificuldades de aprendizagem, tais como dislexia, disgrafia, disortografia), perturbações da linguagem (e.g., atraso no desenvolvimento da linguagem, afasia) e perturbações da deglutição (relacionadas com a mastigação e sução, motricidade orofacial, deglutição atípica).
Mais informações brevemPara marcar uma consulta de Terapia da Fala, com um dos nossos profissionais, contacte-nos através dos números de Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou do e-mail geral@reconstruir.pt.
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Terapia Ocupacional
Consulta Presencial
A terapia ocupacional promove o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de todas as idades, que necessitam de determinados cuidados físicos, sensoriais, psicológicos e/ou sociais, contribuindo para um maior bem-estar e potenciando o seu desempenho e participação social (Cotec Europe, 2007).
Exemplos de intervenções mais comuns:
Infância e adolescência: o terapeuta ocupacional intervém com bebés, crianças e jovens com diferentes problemáticas ao nível do desenvolvimento sensorial e psicomotor (e.g. dificuldades de aprendizagem que limitam o desempenho funcional, deficiência congénitas, síndromes específicas), tendo como objetivo tornar a criança o mais autónoma possível na realização das suas atividades de vida diária, nomeadamente ao nível dos seus cuidados pessoais (e.g. higiene, alimentação, entre outros) (Case-Smith, 2010).
Adultos: intervenção junto de população com incapacidade intelectual (promovendo a capacitação e aquisição de competências essenciais à inserção familiar, social, laboral), problemas de foro psiquiátrico (e.g. abuso e dependência de substâncias), em contextos de reabilitação física (e.g. disfunções neurológicas - como AVC, TCE, doenças degenerativas – como esclerose múltipla, problemas ortopédicos - como fraturas, amputações, e oncologia – em sequelas derivadas da doença e/ou tratamento) (Ministério da Edução, 2008; Neistadt & Crepeau, 2002);
Idoso: o terapeuta promove a manutenção das capacidades existentes, intervém na recuperação de competências fundamentais ao funcionamento diária e previne o surgimento de outro tipo de disfunções. Contribui assim para um envelhecimento mais ativo e saudável (Neistadt & Crepeau, 2002).
Para marcar uma consulta de Terapia Ocupacional, com um dos nossos profissionais, contacte-nos através dos números de Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou do e-mail geral@reconstruir.pt.
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Conheça os testemunhos de quem nos conhece
Participei em diferentes formações do ReConstruir, quer em workshops, presenciais e online, quer em cursos e-learning. Sendo sincera, posso dizer que adoro as vossas formações, pois é visível a qualidade dos profissionais que convosco trabalham, bem como qualidade e cientificidade de todos os materiais que disponibilizam. Para além disto, prezo muito a vossa ética e rigor profissional.
(Participante de várias formações no ReConstruir)
As formações que fiz no ReConstruir foram um grande contributo para a minha profissão. Conteúdos atualizados, práticos e de grande relevância.
(Participante em várias formações no ReConstruir)
Equipa de excelência, repleta de excelentes profissionais. Já fazia falta um gabinete desta qualidade na zona norte.
(Cliente de diferentes serviços no ReConstruir)
Continuarei a ser vossa cliente e a partilhar este vosso projeto com toda a gente que queira aprender, mas aprender com qualidade! Grata!
(Participante de várias formações no ReConstruir)
O Reconstruir é o parceiro que qualquer instituição ou empresa gostaria de ter. O seu serviço de Psicologia é extremamente completo e especializado e as opções de formação vastíssimas, combinando a componente presencial e a componente e-learning, algo que os nossos beneficiários muito valorizam. Não podíamos estar mais satisfeitos com esta parceria, que existe há já mais de 3 anos e que nos tem trazido muitos frutos. Obrigada colegas, pela vossa seriedade, profissionalismo e disponibilidade.
(Entidade parceira)
Excelentes profissionais, muitos prestaveis e com formações com muita qualidade.
(Cliente de diferentes serviços do ReConstruir)
Sem dúvida, um dos melhores gabinetes de Psicologia da zona Norte. Profissionais de excelência caracterizam esta equipa, cada vez mais vasta e completa. Muitos parabéns pelo vosso percurso sólido e trabalho diário!
(Cliente de consultas de Psicologia Clínica e da Saúde)
Recomendo o ReConstruir, tenho feito formações incríveis, com muita qualidade e que me têm sido muito úteis na vida pessoa e profissional. Gratidão e continuação de muito sucesso.
(Participante em várias formações no ReConstruir)
De todos os psicologos que já conheci este é sem duvida o melhor. Ajuda à resolução excelente com problemas da vida pessoal e familiar. Pode-se usar o Skype para as consultas para quem viaja. Recomendo o Dr José como um óptimo profissional.
(Cliente das consultas de Psicologia Clínica e da Saúde)
Venho por este meio felicitar-vos pelo excelente trabalho que têm desenvolvido no âmbito da formação. Tenho feito diversas formações convosco em formato e-learning e, mesmo sendo online, têm tanta ou mais qualidade que muitas formações presenciais. Gostaria ainda de agradecer o envolvimento dos formadores e disponibilidade dos mesmos. A qualidade dos documentos de apoio que têm disponibilizado é também bastante complementar e permite aprofundar ainda mais as temáticas abordadas. Certamente, irei recomendar os vossos serviços e fazer mais formações convosco.
(Participante de várias formações no ReConstruir)
Gostaria de agradecer o atendimento que tive pela equipa do curso e elogiar.
Foi uma ótima experiência. Parabéns a todos!
(Formanda do Curso E-learning de Primeiros Socorros Psicológicos)
Equipa de excelência, em todos os serviços. Já recomendei o ReConstruir e irei continuar a fazê-lo.
(Cliente de diferentes serviços no ReConstruir)
Quero elogiar a forma como decorreu e como esteve organizado o curso intensivo ''Adaptações Curriculares e Estratégias de Estudo nas NEE''. Foi um curso muito enriquecedor e muito bem estruturado. Foi muito interessante a forma com o ReConstruir organizou as diversas matérias. Esteve à altura. Dou os meus parabéns a todos!
(Formando do Curso E-learning de Adaptações Curriculares e Estratégias de Estudo nas NEE)
Procurei o ReConstruir pelo serviço de Psicologia e posso dizer que foi a melhor decisão que tomei na minha vida. Sou uma pessoa renascida, agradeço todo o apoio prestado desde o meu primeiro contacto. Que continuem este projeto com o sucesso que têm tido.
(Cliente de consultas de Psicologia Clínica e da Saúde)
O curso que frequentei foi muito interessante, com ótima qualidade e, com certeza, será muito proveitoso para meu o futuro. Sem dúvida que me despertou muito mais interesse pela área e me abriu muitas portas para o conhecimento sobre o tema em questão.
(Formanda do Curso e-learning de Avaliação Neuropsicológica)
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