Terapia Familiar e do Casal

Consulta Presencial

Descrição

''A simples descrição de uma família não serve para transmitir a riqueza e a complexidade relacional desta estrutura'' (Gameiro, 1992)

A noção de família é tida como o conceito-chave da Terapia Familiar e do Casal, baseando-se na ideia da família como um sistema social único, com uma estrutura e padrões de comunicação muito próprios, composta por elementos que estabelecem relações de interdependência e se influenciam mutuamente.

Através de uma abordagem sistémica entende-se que se um membro da família experiencia determinado problema ou dificuldade, todos os restantes elementos podem contribuir para a sua manutenção ou resolução.

Num grupo familiar disfuncional, os modos de interação entre os seus membros vão como se perpetuando ao longo do tempo, passando a interferir significativamente na vida uns dos outros.

É neste sentido que esta abordagem procura trabalhar com a família no sentido de compreender aspetos relacionais que possam estar a influenciar a comunicação efetiva e o desenvolvimento saudável dos seus membros.

O trabalho do terapeuta centra-se na busca desses “sintomas” e promover mudanças na unidade familiar e suas interações, no sentido de que estas favoreçam a família como um todo e cada membro em particular.

* A quem se destina?

A Terapia do Casal é direcionada para a intervenção nos problemas específicos do casal, procurando apoiar os casais na resolução dos seus conflitos e dificuldades relacionais, ajudando-os a lidar de uma forma mais adaptativa com:

- Situações como a vivência dos papéis parentais;
- Problemas ao nível do relacionamento sexual;
- Dificuldade em manter um projeto de vida comum;
- Dificuldades de comunicação;
- Dificuldades com a família de origem;
- Doença súbita e/ou crónica de um dos elementos ou de familiares;
- Aborto espontâneo, que pode causar um impacto significativo no casal face à perda de um filho desejado;
- Entre outras situações que possam afetar a dinâmica relacional do casal.

Para o sucesso deste tipo de terapia, é fundamental que ambos os elementos do casal considerem a necessidade de implementar mudanças positivas na sua dinâmica relacional e demonstrem uma atitude de colaboração com o psicólogo para que as mudanças pretendidas sejam alcançadas.

A Terapia Familiar, numa perspetiva mais abrangente, será dirigida, sempre que se justifique, a outros membros da família (e.g., filhos), procurando intervir em todos os problemas que possam surgir ao nível da dinâmica familiar, nomeadamente, em situações de divórcio/separação, nas quais são frequentes dificuldades de comunicação e conflitos entre os pais, que afetam a relação com os filhos no exercício das responsabilidades parentais.

Nota: Este trabalho não exclui a possibilidade de um dos membros da família usufruir de acompanhamento individualizado, sobretudo quando se compreende como necessário uma mudança ao nível individual.

* Duração

Dependendo dos casos, a intervenção poderá ser semanal ou quinzenal, com a duração mínima de 60 minutos e máxima de 90 minutos.

* Como se procede?

O processo terapêutico será adequado a cada caso específico, uma vez que todas as famílias são diferentes e apresentam as suas especificidades. Para tal, as primeiras sessões serão dedicadas a uma avaliação aprofundada das dificuldades apresentadas pelo casal ou família, tendo vista o recurso às estratégias de intervenção mais adequadas para a sua resolução.

Informação Adicional

Para marcar uma consulta de Terapia Familiar e do Casal, com um dos nossos profissionais, contacte-nos através dos números de Tlf. 223204187 | Tlm. 910410514 ou do e-mail geral@reconstruir.pt.

Preço

A consultar€

Formulário de Contacto